O que significa tatuagem de galhos?

Perguntado por: egil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Tatuar árvores com galhos secos funciona como um sinônimo de renovação e mudanças, os galhos que permanecem na árvore simbolizam a fragilidade e as marcas que ficam apesar da renovação, a essência permanece.

Ela representa todo o seu crescimento como ser humano, as dificuldades da vida superadas, pessoas importantes que cruzaram seu caminho, sua ligação com o espiritual, o terreno e o além. Presente em quase todas as culturas do mundo, a árvore da vida adquiriu inúmeros estilos e significados com o tempo.

Ramo (do latim: ramus), por vezes coloquialmente referido por galho ou vara, é a designação dada em anatomia vegetal às ramificações lenhosas do tronco das árvores e arbustos das quais brotam folhas, e eventualmente flores e frutos, formando uma estrutura de madeira ligada ao tronco central da árvore ou arbusto.

Portanto, a tatuagem de flor tem o sentido de renascimento, vitalidade e delicadeza.

Há certos povos que conferem significado a esse tipo de símbolo. A cultura mais proeminente a esse respeito é a cultura japonesa. Tatuagens de linha foram usadas para marcar membros da Yakuza, a famosa máfia japonesa. O número de linhas no braço indicava a origem do membro desta organização criminosa.

Luto: muitas pessoas que tatuam a lágrima no rosto, embaixo de um ou dos dois olhos, o faz com o objetivo de sinalizar o luto por algum ente querido que faleceu. Alguns famosos já se pronunciaram publicamente sobre esse significado da tattoo, como é o caso do rapper americano Lil Wayne.

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação.

Simbologia da Árvore da Vida
Ela representa a diversidade e a ancestralidade comum de todas as espécies. Cada parte da árvore – raízes, tronco e ramos – representa uma dimensão ou plano de existência. As raízes estão conectadas à terra, representando o mundo material e físico.

Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram a árvore como símbolo da vida, de modo especial à época da chuva ou quando preparavam a terra para semear.

Existem duas formas essenciais de representá-las: com raízes, com uma grande quantidade de ramos e folhas, ou de ramos finos e pouca folhagem. As tatuagens de árvores com raízes e frondosas representam a experiência, a maturidade e a própria força do ser humano.

Demônio-da-Tasmânia:
Símbolo do Comando Vermelho (CV).

Facção. Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

A caveira é usada por presos que cometeram homicídio. A morte com foice representa presos ligados a grupos de extermínio. O diabo personifica o mal – pistoleiros e matadores de aluguel. A imagem de Nossa Senhora de Aparecida se relaciona com homicídios e latrocínios.

Galho é, literalmente, um pedaço de madeira e dificilmente vai ser usado em sentido figurado. Além disso você pode ouvir a palavra "ramo" para falar sobre qual área a pessoa a trabalha por exemplo: O joão trabalha no ramo de imóveis, a Juliana trabalha no ramo de cosméticos, O Pedro trabalha no ramo de sapatos...

Os galhos são tão importantes para a vida da árvore como as raízes, pois eles são os portadores dos ramos, folhas, flores e frutos e atuam como condutores de água e dos produtos de assimilação. O nó é a base de galho ou ramo que está encaixado no tronco de uma árvore ou noutro galho maior.

Parte que sai do tronco de uma árvore ou arbusto.