O que significa tatuagem de estrelinha?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Em um contexto geral, uma estrela está relacionada a um simbolismo celeste e pode representar: luz, perfeição, o céu, renascimento, a divindade, proteção, equilíbrio sabedoria entre outros significados relacionados.

Estrela como um guia
No mar, os marinheiros usavam as estrelas para se orientarem durante a navegação. Ela foi muitas vezes tatuada em sua pele e com o tempo este elemento da cultura assumiu um significado espiritual que se pode ver como um amuleto da sorte.

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

As estrelas tatuadas no pescoço carregam um significado importante: simbolizam o amor da mãe, do pai e da irmã. A Nova Garota Ensaio é apaixonada pela família e define a mãe como a sua maior inspiração.

Pontos normalmente tatuados na mão classificam o criminoso. Um ponto indica o estágio inicial – batedor de carteiras; Dois pontos, o estuprador; Três pontos, o viciado em drogas; Quatro pontos, o traficante; Cinco pontos, o homicida (hierarquia do crime).

Comumente a “Estrela” representa a Perfeição, a Luz, o Renascimento, o Céu, o Divino, a Proteção, a Esperança, o Desejo, a Renovação, o Equilíbrio e a Sabedoria.

Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc). Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos.

Para os esotéricos e pagãos, o pentagrama representa os cinco elementos: a terra, o ar, a água, o fogo e o espírito. Os seguidores da Wicca, por exemplo, usam o pentagrama dentro de um círculo como símbolo de sua religião.

O pentagrama, também conhecido como estrela de cinco pontas, está estreitamente relacionado com o pentágono regular – basta unir os vértices do pentágono por diagonais. No misticismo, o pentagrama era utilizado como um amuleto de proteção pessoal.

É o caso da Umbanda, que associa cada vértice dos triângulos a uma entidade umbandista. Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e a perfeição.

Uma estrela de oito pontas (octograma) é encontrada em muitas religiões e movimentos esotéricos. Este símbolo está associado ao equilíbrio cósmico, criação e eternidade, harmonia entre espírito e matéria.

Mesmo que não dê mais para vê-las, dá para matar a saudade conhecendo um pouco mais sobre elas. O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

Um dos significados mais comuns é de esperança, como se a estrela fosse o seu objetivo e você deve ter determinação para alcançá-la. Tatuagens de estrela podem representar uma mudança significativa na vida de alguém ou um desejo de atingir metas altas.

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação. Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.”

Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

Demônio-da-Tasmânia:
Símbolo do Comando Vermelho (CV).

Uma das tatuagens mais conhecidas na prisão é a de lágrima, que é frequentemente associada a um símbolo de sofrimento, tristeza e arrependimento. Na cultura prisional, essa tatuagem é utilizada para indicar que o preso já matou alguém, sendo que cada lágrima representa uma vítima.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.