O que significa tatu-galinha?

Perguntado por: ialves7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Etimologia. Tatu-galinha é uma referência ao sabor de sua carne, que se assemelha à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas. "Tatuetê" se origina do tupi tatue'té, "tatu verdadeiro".

Os tatus-galinha alimentam-se principalmente de invertebrados (por exemplo, insetos), mas também podem comer partes de vegetais, como as raízes; pequenos vertebrados; ovos e carniça (animais que já estejam mortos), (Medri, 2006). Os animais que comem diversas coisas são chamados generalistas.

Distribuição: Encontrado dos Estados Unidos, ao norte da Argentina e em todo o Brasil.

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Tatu-galinha é uma referência ao sabor de sua carne, que se assemelha à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas.

Desde dezembro de 2009, contam com um projeto aprovado pela Fabesp - Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia para o desenvolvimento da atividade local.De cor castanha e comprimento médio de 40 centímetros, o tatu tem hábito noturno. Só à noite sai da toca, que cava fazendo túneis profundos para se abrigar.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

A gestação dura entre 110 a 120 dias da qual normalmente nascem quatro filhotes. Ocorre nessa espécie um fenômeno chamado de piliembrionia, que consiste na formação de vários embriões apartir de um único óvulo. Nesse caso os filhotes do tatu-galinha nascem com a mesma carga genética e o mesmo sexo.

12 – 15 anos

Animal

Animalia, Animal ou Metazoa é um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.

Dasipodídeos

Dasipodídeos, popularmente conhecidos como tatu e armadilho, são uma família de mamíferos da ordem Cingulata. Caracteriza-se pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam as savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas.

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

Os tatus tem grande importância ecológica, pois chegam a comer mais de 8 mil insetos por noite contribuindo para um equilíbrio de populações de formigas e cupins. São facilmente identificados porque possuem uma pequena carapaça dorsal ovalada formada por seis ou sete cintas de placas móveis bem desenvolvidas.

Alimentam-se principalmente de invertebrados, pequenos vertebrados, tubérculos, frutas e fungos, portanto são considerados onívoros ao invés de insetívoros. Vivem em tocas que eles mesmos escavam, onde características estruturais da toca, como entrada e tamanho variam de espécie para espécie.

Ele simboliza a proteção do nosso Espaço Sagrado, a necessidade de elevarmos um poderoso escudo energético para nos protegermos de interferências nocivas e relações tóxicas. O Tatu jamais se permite invadir. Ele demarca claramente os seus limites e toma todas as precauções necessárias para preservar a sua integridade.

"Ele reduz o tamanho das folhas secas e facilita a ação de fungos e bactérias, que fazem a ciclagem de nutrientes mais rápido", explica o pesquisador. Ou seja, os tatuzinhos ajudam a acelerar a disponibilidade de nutrientes no solo para uso pelas plantas.

Continuar lendo Pode Comer tatu galinha?