O que significa tartar?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que é Tartar? Tartar é um prato francês feito com uma proteína crua e finamente picada. Dentre elas, você pode usar carne bovina, salmão, atum, peixe branco. Além de proteína, existem diversas possibilidade de criação, inclusive com legumes e até frutas picadas.

Como comer steak tartare
Como acompanhamento é sugerido a tradicional batata frita ou uma salada e claro, um pão ou torrada. Existem muitas variações de como servir o steak tartare, cada chef de cozinha tem sua preferência, e isso é o curioso sobre o prato.

Originalmente, o prato é servido com uma gema de ovo cru sobre o steak. No ICI Bistrô, ela é substituída por um ovo de codorna com a gema mole. Sirva com batatas fritas, salada e torradas.

Há até uma tendência de comer carne de boi crua, mas mesmo receitas clássicas têm seus riscos, devido à alta possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e parasitas. "Mesmo carpaccio, steak tartare ou quibe cru, preparados com carne bovina crua, há um grande risco de contaminação", diz Flôres.

O carpaccio é um prato típico da cozinha italiana, elaborado à base de fatias de carne crua muito finas, geralmente de vitela, temperadas com azeite, sal, sumo de limão e outros condimentos. Costuma servir-se acompanhado por lascas de queijo parmesão.

Muitas vezes associado a um prato de uma gastronomia mais requintada, o tartar, também conhecido como tartare ou bife tártaro, passou a se difundir no Brasil e a conquistar o paladar dos brasileiros.

É típico da culinária francesa e também chamado de bife tártaro. É feito de carne crua de boi, cortada finamente, temperada com mostarda, cebola picada e especiarias. Leva azeite de oliva e alcaparras e uma gema de ovo crua. Tem sabor picante.

O steak tartare tem que ser consumido na hora: na geladeira tem durabilidade de uma hora com papel absorvente por cima e por baixo. Já o carpaccio pode ser congelado depois de fatiado para ser consumido em outro momento.

O médico não recomenda o consumo de carne crua. Isso porque pode haver contaminação por bactérias em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou mesmo após a saída da indústria, no comércio varejista ou no processo de preparo pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados.

Para um carpaccio, um lagarto pode ser uma boa escolha por seu sabor, formato e textura mais firme, facilitando o corte fino que a receita requer. Já para um rosbife, que é selado somente por fora e cru por dentro, o chef recomenda cortes como contrafilé, alcatra, coxão mole, lagarto ou filé migon.

Não existem benefícios da dieta da carne crua
Apesar de alguns estudos apontarem que manter a carne crua ajuda a preservar as proteínas e nutrientes do alimento, não existem provas do benefício de manter uma dieta da carne crua.

Pinot Noir

O steak tartare é um prato simples, elegante e saboroso. Devido ao tipo de ingredientes da receita, o ideal são vinhos com baixa tanicidade como o Beaujolais (uva Gamay) principalmente um Villages ou um Borgonha simples da Côte de Beaune. Pinot Noir ou Tempranillo também combinam!

Carnes cruas
Pode ser consumido com segurança em restaurantes que primam pela higiene e cuidados no preparo. Da mesma forma como no caso dos peixes, também as carnes cruas podem apresentar riscos: a carne bovina e a de porco podem conter Salmonella, a Shiguella e a Escherichia Coli.

Itália

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.

Para quem está de olho na balança, o cru e o assado são as melhores opções, já que em 100 gramas apresentam 109 e 136 calorias, respectivamente. Já o frito, olha que tristeza, reúne nada menos que 254 calorias. Ainda que o cru pareça mais vantajoso, é bom salientar que o risco de contaminação é maior.

Continuar lendo Porque o nome tartar?