O que significa tangibilidade em português?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Estamos falando de tangibilidade, uma propriedade inerente a qualquer produto. Que representa aquilo que pode ser tocado, sentido…. representa. Ao mesmo tempo, a qualidade de algo que pode ser compreendido e entendido, que seja real.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Se “tangível” é aquilo que pode ser tocado, os resultados tangíveis são, portanto, aqueles que podem ser mensurados. Ou seja, eles podem ser medidos de forma precisa. Com eles podemos gerar relatórios e números que ajudam a empresa a definir os próximos passos.

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

Ativos tangíveis, se formos partir do significado do termo, são os bens e propriedades que podem ser tocados, são recursos concretos, que têm um valor mensurável e que fazem parte do capital físico e financeiro de uma empresa.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Por exemplo, quando alguém se refere à “ realidade tangível”, fala do que existe no mundo de forma concreta, física , enquanto “realidade intangível” é o contrário: aquela que existe de forma abstrata, imaginária, etérea.

Tangibilizar serviço é uma forma de trazer valor que são percebidas pelo seu cliente, fazendo com que ele considere esse serviço como de melhor qualidade se comparado com o da sua concorrência.

Você precisa de Evidências Tangíveis. As Evidências Tangíveis são formas de se trazer o serviço de consultoria para algo mais “palpável”, concreto, compreensível. Deve utilizar elementos que irão depor a seu favor em comunicações, interações e entregas para os clientes.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros. Os bens intangíveis de uma empresa ou Órgão Governamental agregam valor ao seu patrimônio.

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.

Classificação quanto à natureza do produto
Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc. Os intangíveis são os bens imateriais (ou não materiais). São produtos que não de apresentam na forma de um objeto físico.

Em síntese, os ativos tangíveis são aqueles de natureza permanente, usados para a manutenção das atividades da empresa e integridade do patrimônio. Em outras palavras, são os bens concretos que a empresa tem como, por exemplo, imóveis, máquinas, terrenos, equipamentos, estoque e veículos.

Vender o invisível não é mais fácil nem mais difícil que vender produtos tangíveis. O importante é você estar preparado, acreditar em si mesmo e no seu produto ou serviço e utilizar técnicas, tornando sua comunicação de venda bem estruturada. É isso o que fará a diferença em seus resultados.

Os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente. A tangibilidade não é uma das características dos serviços. D Os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.

Os atributos tangíveis são aqueles que estão diretamente associados aos aspectos físicos de um produto. Por exemplo, a embalagem, design, acabamento e o espaço da loja são alguns tipos de atributos tangíveis de uma marca.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.

Bens móveis são tudo que é seu sem ser um imóvel, casa, terreno, apartamento, etc, exemplo de bem móvel; carro, TV, telefone, etc. Bem imóvel se refere a Imóveis ou seja, casa, apartamento, terreno, galpão, etc.