O que significa Tamuz no livro de Ezequiel?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal.

Ezequiel 8 relata a iniqüidade do povo de Jerusalém, inclusive seus líderes religiosos. Ezequiel 9 relata que o Senhor fez com que o mensageiro angelical “marcasse” os justos a fim de protegê-los da destruição (como na Páscoa no Egito). Ezequiel 10 deixa claro que o Senhor permitiu a destruição de Jerusalém.

Aurora conta para a família que Tamuz é filho de Belarmino.

Tamuz é o mês do pecado do bezerro de ouro, que resultou na quebra das Tábuas. Naquele mesmo dia, 17 de Tamuz, têm início o período de três semanas (terminando a 9 de Av) que assinala a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém.

Tamuz originalmente um deus sumeriano, chamado de Dumuzi , marido da deusa babilônica Istar, os quais a Wikipédia assim os descreve “.. Tamuz acaba por se tornar um deus, estando associado à vegetação e à agricultura, porquanto é um deus que morreu jovem e ressuscitou no ano seguinte” e no último parágrafo “...

Estamos no quarto mês do calendário cabalístico, Câncer (Tamuz, em hebraico). É um signo de água, relacionado à sephira de Malchut, que nos liga ao mundo da manifestação e também da ilusão da realidade física da matéria.

(1) Termo hebraico que significa turbilhão, mas que geralmente é sinônimo de roda. Galgal vem do verbo Galal que significa tirar, levar. Galgal também é grafada Galgala.

Era a mais importante deusa dos fenícios. Filha de Baal, irmã de Camos (Camoeche), deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom, Tiro e Biblos.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

659. Imagem. Há várias conjecturas quanto a quem esta imagem representava: Baal, Moloque ou Astarote. No entanto, talvez a “imagem dos ciúmes” não represente o nome de qualquer divindade pagã em particular, mas apenas descreva uma imagem que provocasse os ciúmes do Senhor.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal. Antes de morrer foi o pastor do rei de Uruk, cargo de importância. Podia também ser conhecido como Damuzi ou Dumuzi e era marido (ou amante) de Ishtar.

(1) Deus pagão por quem mulheres hebreias apóstatas choravam em Jerusalém. Sugere-se que Tamuz tenha sido originalmente um rei que foi deificado após a sua morte. Nos textos sumerianos, Tamuz é chamado Dumúzi e identificado como marido ou amante da deusa da fertilidade Inana (a babilónia Istar).

Menones

Semíramis casou-se com Ones ou Menones, um dos generais do rei Ninus.

O povo judeu conta os anos a partir da data da criação do mundo, segundo um dos livros sagrados, o Gênesis, em 3761 antes da era vulgar.

Segue aqui a relação das tribos, meses e signos. O mês de Nissan, cujo símbolo é Áries (carneiro), representa a tribo de Yehudá, que é a dinastia que gerou o rei David.

Ninrode e Semíramis
Mas, segundo a tradição judaica, Semíramis era mãe de Ninrode e posteriormente se casaram. Ainda segundo relatos de historiadores, Semíramis fundou várias cidades incluindo a própria Babilônia, estando assim associada à construção da Torre de Babel.