O que significa tabernáculo nos dias de hoje?

Perguntado por: epilar9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.

Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).

No Templo de Salomão é possível conhecer uma réplica do Tabernáculo de Moisés, local onde eram realizadas cerimônias de adoração e sacrifícios. A tenda era procurada para perdão de pecados e gratidão; em ambos os casos, o sacrifício era necessário.

A construção demorou 7 anos e era um templo suntuoso e de grande luxo para abrigar a palavra de Deus, a arca da aliança foi levado ao lugar chamado santos dos santos.

O Tabernáculo de Davi abrigou a Arca da Aliança durante um período de 40 anos e representa a transição do Sinai, a aliança Mosaica, para Sião, a aliança Messiânica. O tabernáculo de Moisés, que tinha abrigado a Arca desde a sua construção, foi estabelecido em Siló.

Moisés realizou tudo em conformidade com o que o SENHOR lhe havia ordenado. Moisés armou o Tabernáculo, colocou as bases em seus lugares, armou as molduras, colocou as vigas e levantou as colunas.

Em uma delas, um bode era morto como oferta pelos pecados do povo, e o sumo sacerdote levava o sangue do bode ao lugar santíssimo. Posteriormente, o sumo sacerdote colocava as mãos sobre um bode vivo e confessava os pecados dos filhos de Israel — transferindo simbolicamente esses pecados para o bode.

Festa dos Tabernáculos, também chamada de Festa das Cabanas ou Festa da Colheita, tem origem nos textos bíblicos do Antigo Testamento. É uma comemoração em memória aos quarenta anos vividos pelo povo de Israel em cabanas no deserto, a caminho de Canaã, a “Terra Prometida”.

Então, basicamente, pode-se concluir que a diferença entre o Tabernáculo e a Tenda da Congregação é que, o primeiro foi ordenado por Deus e o segundo foi construído voluntariamente por Moisés. A Tenda da Congregação era, portanto, um ponto de encontro com Deus criado por Moisés e armado fora do arraial.

O que há são duas palavras distintas: um substantivo – sacerdote – qualificado pelo adjetivo sumo, cujo significado é que é o mais alto ou mais elevado em poder ou categoria, supremo. O plural é sumos sacerdotes.

O lugar santíssimo era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança. A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex. 26.33).

Archit guarnecido de grades, gradado.

300 anos

Durante o tempo de Josué, Siló era uma cidade central e até ao tempo de Samuel ela era a sede do Tabernáculo judaico. … Parece que o Tabernáculo ficou ali cerca de 300 anos.

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

Posteriormente, Nabucodonosor, rei da Babilônia, acabou de espoliar o templo e destruiu o edifício com fogo (ver 2 Crônicas 36:18–19; ver também 2 Reis 24:13; 25:9).

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita.