O que significa subam os autos ao Egrégio tribunal de Justiça?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que é “subam os autos”? Significa que o processo agora vai ao tribunal de segundo grau para o julgamento da apelação.

Para “Tribunal”, a forma admitida é “egrégio”.
A fim de não errarem, deem uma olhada no regimento interno do tribunal em questão. O regimento interno do TJSC, por exemplo, dispõe que “egrégio” deve ser usado tanto para o tribunal quanto para os seus órgãos julgadores.

O Egrégio Poder, após as figuras da Excelência e da Senhoria, admite um novo pronome de tratamento: a Vossa “Meliância”, sendo este destinado para quem goza de uma cidadania de segunda categoria, a quem se admite a tortura e que sua voz, quando ouvida, se restringe a não ser esculachado após a prisão.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

ou E.? 2) Vejam-se, de início, alguns conceitos: a) egrégio significa insigne, nobre, eminente, grandemente distinto; b) já colendo quer dizer respeitável, venerando.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA (DESEMBARGADORES) EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE...

Admirável: 2 famoso, célebre, renomado, admirável, divino, esplêndido, estupendo, exímio, fascinante, ínclito, magnífico, notável, surpreendente.

Antes mesmo de formar o tribunal, um juiz já começa a trabalhar. É de responsabilidade dele, ao receber a denúncia, instruir o processo, ouvir as testemunhas e colher as provas. Só após esse processo, o magistrado avalia se o caso deve, ou não, ser encaminhado ao tribunal do júri.

Há, porém, exceções: intransitivo – intr./int.; distrito – distr./dist.; etnografia – etnogr./etnog.; egrégio – eg., entre outras.

Excelentíssimo Excelentíssimo Se- Supremo Tribunal Federal; Excelência Senhor Presidente nhor Presidente e Membros dos (ou Membro) do Juiz (ou Ministro) ... V.

Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal (câmara, turma, secção, órgão especial, plenário, etc.), que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais — estes, ...

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Significado de Egrégio
adjetivo De extrema importância; insigne, nobre, notável: palavras de egrégia importância. Merecedor de admiração; que deve ser notado; magnífico. [Jurídico] Diz-se dos tribunais e/ou pessoas que exercem o Direito. Etimologia (origem da palavra egrégio).

Para saber se seu processo foi arquivado, você precisa consultá-lo. Você pode fazer isso online, (no nosso site www.consultarprocesso.com.br), no diário oficial, tribunal de justiça ou falando com seu advogado responsável pelo caso.

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

O tempo que leva após o recebimento dos autos para incluir em pauta pode variar muito de acordo com o tribunal, a complexidade do processo e a quantidade de casos agendados para julgamento na pauta. Em geral, o processo pode ser incluído em pauta em algumas semanas ou meses após o recebimento dos autos.

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Por isso, não é possível responder com exatidão, mas apenas indicar que é razoável que o processo leve entre 6 meses e um ano para retornar ao juizado de origem, já com sentença transitada em julgado, para sua execução (se houver na sentença ou na decisão da turma recursal) condenação a executar.