O que significa SSVV na saúde?

Perguntado por: salencastro2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

INTRODUÇÃO. Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

A aferição dos SSVVsinais vitais possui a finalidade de estabelecer os padrões basais, observar tendências, identificar problemas fisiológicos e monitorar a evolução do quadro clínico do paciente ao tratamento.

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

A Frequência Respiratória (FR) normal para uma pessoa adulta em repouso varia de 12 a 16 respirações por minuto.

Para funcionar bem, seu corpo requer que duas de suas funções estejam sempre bem equilibradas: a temperatura e a pressão arterial. Os 36,5 °C a 37,5 °C habituais são a temperatura ideal para que as reações químicas que mantêm o organismo em pleno funcionamento aconteçam sem grandes dificuldades.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Pressão Arterial – Sinais Vitais.

INTRODUÇÃO: A aferição dos sinais vitais, tais como: temperatura corporal (Tax), freqüência respiratória (FR), freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e dor são subsídios para a detecção das modificações homeostáticas de um organismo, refletindo os mecanismos compensatórios ou não-compensatórios dos sistemas, ...

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Lavar as mãos; Explicar ao paciente o que vai ser feito; Fazer desinfecção do termômetro com o algodão embebido em álcool a 70% e certificar-se que a coluna de mercúrio está a baixo de 35o C; Enxugar a axila com a roupa do paciente (a unidade abaixa a temperatura da pele, não dando a temperatura real do corpo);

FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC)
· Freqüência cardíaca - número de vezes que o coração se contrai por minuto. · A sua verificação é realizada pela palpação do pulso artérial radial. · FC normal varia entre 60 e 80 batimentos por minuto (Bpm).

Para aferirmos os sinais vitais, periféricos e venosos.

  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: ...
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial:

de 50 a 90

“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.

artéria radial

O pulso que você palpa no punho corresponde a artéria radial ( coincide com o mesmo lado do dedo polegar ).

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
Zero (0) = Ausência de Dor. Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade. Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada. Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.

A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.

Nomenclatura e Valores de Referência: • Bradicárdico: <60 batimentos por minuto; • Normocárdico: 60 a 100 batimentos por minuto; • Taquicárdico:>100 batimentos por minuto.

14. Taquipneia. Trata-se do termo utilizado para denominar a aceleração do ritmo respiratório de uma pessoa. Em um adulto normal, a frequência respiratória varia entre 12 e 18 respirações por minuto.

O paciente é considerado normopneico quando sua frequência respiratória estiver entre 16 e 25 rpm. (.....) O paciente é considerado taquipneico quando sua frequência respiratória for maior que 22 rpm.