O que significa SSVV na área da saúde?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Podem servir como mecanismos de comunicação universal sobre o estado do paciente e da gravidade da doença.

Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.

antes, durante e após a administração de medicamentos que afetam as funções cardiovasculares, respiratória e o controle da temperatura; no caso de alterações nas condições físicas do paciente.

Os SSVV (sigla para Sinais Vitais), como também são chamados, são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que podem variar de acordo com a idade, peso, sexo e saúde do paciente.

Para que serve?

  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: É palpada ao nível da fossa temporoparietal, acima do arco zigomático.
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial:

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

O pulso é uma constante vital que nos informa sobre o sistema circulatório e o funcionamento do coração. O pulso deve ser regular e rítmico e ser percebido com certa intensidade. A frequência cardíaca sabe-se contando o número de pulsações por minuto.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto. Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

precisam ser completas, legíveis, claras e cronológicas; sempre conter observações dos cuidados de rotina e específicos; constar resposta do paciente aos cuidados prescritos, sinais e sintomas observados; dar preferência à descrição de características, como quantidade (ml, l), forma, coloração, tamanho (cm, mm etc.);

Quais são os principais sinais vitais?

  • Temperatura;
  • Frequência respiratória;
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial.

Os procedimentos de aferição dos sinais vitais são realizados sempre quando um indivíduo procura um médico ou serviço de emergência por não estar se sentindo bem. Durante o procedimento, o profissional compreenderá a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial do paciente.

O especialista explica que nos mais jovens a temperatura corporal fica em torno dos 36,5ºC, enquanto nos idosos 35,5ºC passa a ser considerado normal.

23189 QUESTÃO : São sinais vitais, exceto: Pulso.

Os 2 movimentos (inspiração e expiração) somam um movimento respiratório; Colocar a mão no pulso do paciente a fim de disfarçar a observação; Contar durante 1 minuto; Anotar no papel; Lavar a mão; Observação: Não permitir que o paciente fale, e não contar a respiração logo após esforços do paciente.

CCG – Cuidados e controles gerais. CCIH – Comissão de controle de infecção hospitalar. CIA – Comunicação intra-atrial. CIPA – Comissão interna de prevenção de acidentes.

A unidade utilizada para a medição do ritmo do miocárdio corresponde aos batimentos por minuto ou bpm. Entre os médicos, é consenso adotar como referência o intervalo entre 60 bpm e 100 bpm, que é considerado normal para adultos em repouso ou realizando tarefas corriqueiras.