O que significa sonhar que não consegue se mexer?

Perguntado por: nhernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Superficialmente falando, é quando você sente que sua mente está acordada, mas o corpo não, de forma que você não consegue se mexer, mesmo estando ciente do que se passa a sua volta. O especialista explica que é uma condição física que algumas pessoas enfrentam ao acordar.

Vale destacar que a paralisia do sono não é algo perigoso e que coloca sua vida em risco, pois, durante um episódio todos os seus órgãos continuam funcionando normalmente. Por isso, fique tranquilo e tente ao máximo não se desesperar.

Ter paralisia do sono é normal, mas episódios recorrentes perturbam a qualidade do sono, resultando em cansaço, irritabilidade, sonolência diurna e dificuldade de concentração no dia a dia.

Os episódios mais dramáticos e memoráveis da paralisia do sono normalmente são acompanhados de alucinações vívidas. Normalmente, essas visões noturnas causam medo, mas os cientistas também acreditam que elas possam nos contar histórias fascinantes sobre o cérebro humano.

Quanto tempo dura a paralisia do sono? O tempo que dura a paralisia do sono tende a ser variável. Em geral, possui duração não prolongada, que pode ocorrer entre 20 segundos até dois minutos.

No espiritismo, a paralisia do sono consiste no desligamento espiritual parcial e temporário do corpo físico. Essa experiência prepara a alma para ter acesso ao plano astral, no qual por alguns instantes ou horas o espírito pode deixar seu habitat natural e depois retornar.

Com estas 3 técnicas, você consegue acordar dentro de um sonho

  1. Verificar se você está acordado com frequência ao longo do dia.
  2. Acordar após cerca de cinco horas de sono, passar alguns minutos em pé e então dormir novamente.
  3. Praticar a MILD: Indução mnemônica de sonhos lúcidos.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Dormir de barriga para cima causa mais episódios de paralisia do sono? Apesar dos benefícios, é a posição supinada que leva a fama entre os nossos seguidores de causar mais episódios de paralisia do sono.

A incapacidade de gritar, assim como de correr ou de bater em alguém quando estamos a sonhar, parece produzir-se devido ao fato de que as áreas do nosso cérebro que controlam os neurónios motores se desligam durante o sono. Assim o explica Julie Lambert, especialista certificada em sono da Happy Sleepy Head.

De maneira resumida, durante a paralisia do sono a mente humana está acordada, mas o corpo não é capaz de responder. Dessa forma, a pessoa fica com a sensação de estar presa no próprio corpo, não conseguindo falar ou se mover, mas tendo consciência de estar acordada.

Pouco menos de 8% da população sofre de paralisia do sono, um distúrbio que ocorre pouco antes de dormir ou logo após o despertar, caracterizado por uma total imobilidade do corpo, exceto dos olhos, e que pode ser acompanhado por episódios de alucinação.

Quando entramos em paralisia do sono, o córtex motor do cérebro começa a enviar sinais para o corpo, dizendo para que ele se mova. Mas os músculos estão paralisados, de forma que o cérebro não recebe sinais de retorno.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

É comum pessoas com esse tipo de paralisia relatarem algumas alucinações. Elas podem ter a impressão de ver seres sobrenaturais, monstros, escutar vozes ou sentir toques. Também pode haver a sensação de sufocamento no peito e sensações de estar saindo do próprio corpo.

O sono é o repouso do corpo e enquanto este se recupera das energias gastas, o Espírito vai se refazer no plano espiritual. Assim, enquanto os sentidos físicos se entorpecem, pelo sono, a alma se liberta parcialmente da matéria valendo se de suas faculdades espirituais.