O que significa sonhar e lembrar do sonho?

Perguntado por: esales . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Como saber se o sonho é um aviso? A revelação de sonhos é muito real, fazendo com que você acorde bravo, triste ou assustada. Também é comum que o aviso seja trago em sonho por uma pessoa que confiamos e seguiremos seu conselho. Normalmente, a mensagem enviada é muito clara.

Só é possível se lembrar de um sonho se você despertar minutos depois que ele acabou. O ser humano sonha todas as noites e várias vezes, mas só consegue se lembrar se acordar durante o sono REM, ou melhor, a fase do sono em que a maioria dos sonhos ocorre.

Mas há outra categoria de sonhos diametralmente oposta àqueles que são esquecidos, são os sonhos dos quais não nos esquecemos. São os sonhos dos quais nos lembramos por uma vida inteira, que foram sonhados na infância, que sofreram a ação da censura e do tempo, mas que continuaram vívidos.

Há pessoas que são mais sensíveis e têm uma intuição mais desenvolvida, assim elas conseguem ter uma maior frequência de sonhos premonitórios. Mas, esse evento pode ocorrer com qualquer pessoa ao longo da vida. Para a ciência, os sonhos premonitórios não tem relação com misticismo ou poderes mágicos.

Se o sonho for com uma pessoa desconhecida, esta pode representar uma faceta de nossa personalidade que ainda não temos consciência. Se o sonho for com uma pessoa desconhecida, esta pode representar uma faceta de nossa personalidade que ainda não temos consciência.

Sonhar com pessoas desconhecidas por toda parte
Isso pode representar muita felicidade na sua casa e, também, costuma revelar algumas questões da sua personalidade que estão escondidas. Se algum personagem do sonho estava escondendo o rosto, demonstra que você é submisso aos outros e não consegue tomar decisões.

Por que sonhamos frequentemente com alguém que não tivemos um relacionamento próximo? Mesmo não pensando nessa pessoa nem encontrando-a em lugares. Porque essa pessoa representa ou simboliza uma faceta de você mesmo em alguma circunstância que você está atravessando nesse momento de sua vida.

O livro sagrado também fala sobre pesadelos. “Eu tive um pesadelo terrível” disse Nabucodonosor “e não consigo me lembrar dele. Contem-me o meu sonho porque eu tenho medo de que alguma coisa muito ruim me aconteça”. (Daniel 2,3).

Quando deitar, reflita sobre seu dia. Esse exercício pode ajudar a “construir” sua teia onírica e você consegue perceber mais detalhes que não viu acordado. Quando acordar, para não se esquecer do sonho, anote cada detalhe que vier a mente! Procure interpretá-los com o coração aberto, nada de mentir para si mesmo.

Sonambulismo. É caracterizado pela execução de atividades motoras bem coordenadas, como andar, trocar de roupa, conversar ou até mesmo dirigir enquanto dorme, embora o indivíduo não se lembre de nada após acordar.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

São Paulo - Você já acordou meio desorientado, sem saber onde estava e com dificuldade até para andar? Denominado pela ciência como despertar confusional, esse tipo de experiência acontece com cerca de 15% das pessoas. O dado é da revista Neurology.

Para lembrar é preciso acordar durante a fase REM. Ainda assim, a serotonina, substância responsável pela memória, está ausente. Lembra-se mais de sonhos do fim da noite e quase amanhece, quando a serotonina volta a ser produzida pelo organismo.

“Se uma pessoa se lembra de múltiplos sonhos por noite, todos os dias, pode ser a prova de que ela tem um sono fragmentado”, ele aponta.

Durante uma noite de sono, o cérebro passa por diferentes estágios. Quando estamos sonhando, por exemplo, ele fica plenamente ativo. E, ao contrário do que muita gente pensa, nós sonhamos todas as noites – cerca de 90 minutos por noite, para ser mais preciso. A questão é que nem sempre nos lembramos dos nossos sonhos.

Os chamados sonhos lúcidos, em que o sonhador tem consciência de que está dormindo e de que sua consciência, naquele momento, lhe afirma estar sonhando, são sonhos de emancipação do Espírito, que, naquele momento, não só detém a volição como também tem acesso à memória que guarda de outras vidas.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos.