O que significa sonhar duas vezes com a mesma coisa?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte deles têm a mesma função: são um alerta! É por isso que eles merecem atenção especial, porque revelam que há uma situação ou um medo que está afligindo o sonhador e ele não consegue superar isso.

Sonhar sempre com a mesma pessoa pode significar muito mais
Também é possível que você esteja passando por um período de estresse na sua vida e essa pessoa tenha um impacto na sua vida de algum jeito, tanto positivo como negativo.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional. É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.

Deirdre Leigh Barrett. Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

No entanto, é possível sonharmos com pessoas que temos pouco contato ou com imagens que não conhecemos e/ou não fazem sentido para nós. Isso acontece porque nosso inconsciente fica mais "livre" quando sonhamos.

Mas o que será que isso tem a revelar? Uma das explicações principais, segundo o site Em Sonho, é que você precisa ser uma pessoa mais generosa e caridosa. Outro significado pode ser o fato das suas inibições estarem atrapalhando sua criatividade mas se você tiver perseverança, você vai experimentar muito sucesso.

Quando você sonha com a pessoa que você gosta e por que ela está sentindo a sua falta? O sonho em si não se trata exatamente da falta da outra pessoa, mas pode ser sim alguém que precise de você. Isso pode ser identificado claramente se ela está indecisa e desconfortável no seu sonho.

Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade. Por isso as recordações das experiências que registramos dormindo são tão vivas. Se analisarmos as ondas cerebrais provocadas pelo sonho, veremos que suas características são semelhantes às dos momentos de vigília.

A razão mais óbvia para sonhar com uma pessoa é quando vamos para a cama pensando nela ou quando passamos uma boa parte do dia fazendo isso. Nesse caso, é compreensível que essa pessoa deslize para o nosso subconsciente e como resultado, para os nossos sonhos.

O princípio é o seguinte: se você verificar o ambiente em seu entorno várias vezes ao dia em busca de algo estranho, você se manterá consciente do fato de que não está sonhando. Depois que seu cérebro se acostumar ao hábito, ele tentará fazer a mesma coisa automaticamente durante os sonhos.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Além disso, alguns estudos apontam que precisamos parar de falar sobre os nossos sonhos com os demais. Porque eles podem influenciar nas nossas decisões, ao trazerem suas percepções sobre o assunto. Um exemplo disso é quando somos crianças e dizemos que queremos seguir uma determinada profissão.