O que significa sonhar com oxum?

Perguntado por: esampaio4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sonhar com orixá Oxum significa que você passará em breve por desafios que aumentarão seu autoconhecimento, com aprendizados valiosos que farão com que você veja a beleza nas mais diversas situações, até mesmo nas consideradas negativas.

As filhas de Oxum se preocupam muito com a própria imagem, sempre tomando muito cuidado para não virar assunto de terceiros. Elas prezam por sua reputação, levando em conta as opiniões de outras pessoas, assim agem com diplomacia, fugindo de escândalos e vexames.

As Filhas e os Filhos de Oxum
Esses são muito vaidosos, possuem um apreço especial por jóias, adereços e todas as coisas que evidenciam beleza e sensualidade. São pessoas honestas, amorosas e dedicadas. Oferecem aconchego e calmaria aos que convivem com eles.

Quem é Oxum? Conhecida como orixá das águas doces e que mora na cachoeira, ela manifesta riqueza e auxilia no amor mais puro e verdadeiro, na fertilidade e na gestação. Além disso, faz muito sentido o Dia de Oxum ser bem no dia das crianças, afinal, ela cuida dos bebês desde o ventre da mãe.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

É a presença de orixá. Temos que agradecer pelas pessoas enviadas ou retiradas de nossas vidas, nem sempre do mesmo local que nós, mas, ainda assim, presentes de orixá. Que saibamos cotidianamente agradecer ao abraço que nos reenergiza e coloca acima de qualquer outra coisa.

Como saber seus Orixás
No Candomblé, um recurso comum é jogar os búzios para identificar o Orixá. A validade do jogo de búzios em um terreiro de Candomblé é proporcional ao quanto você deposita de confiança naquele sacerdote. O jogo de búzios, porém, não é um fundamento da religião da Umbanda.

Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Obá, era a esposa poderosa e trabalhadeira. Iansã, era a esposa fiel e companheira. Oxum, era a esposa agradável e graciosa.

Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].

Os filhos de Oxum dão grande importância ao dinheiro e à riqueza. Gostam de estar sempre rodeados por coisas caras. Além de ter posses, eles gostam de exibi-las para as outras pessoas. São pessoas que se sentem atraídas por joias, roupas de marca e por coisas que lhe tragam conforto para a sua vida.

Oxum é representada por uma bela jovem de cabelos longos que está às margens de rios e cachoeiras, penteando os cabelos e se enfeitando com lírios que colhe nas margens desses rios.

Oxum vemdo iorubá, Osun, Oshun ou Ochun. Na cultura yorubá, Oxum é uma Yabá (orixá feminina) que reina sobre as águas doces, rios e cachoeiras. É a deusa do rio Oxum, que fica no Sudoeste da Nigéria. Oxum é considerada a deusa do amor, da beleza, da fertilidade, do dinheiro, do ouro e das pedras preciosas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Dão muito valor à opinião das pessoas
Os filhos de Oxum não gostam de chocar as pessoas ao seu redor. Gostam de manter a sua bela e linda reputação, por isso age sempre com discrição e diplomacia, fogem de escândalos e vexames. Eles gostam de enfeitiçar os outros com sua opinião, sempre para fazer boa figura.

Elementos de Oxum:
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).

Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.

Oxum atua no campo vibracional da fertilidade, mas não é limitada só a fertilidade de gerar filhos, mas da manifestação da prosperidade e criação de nossas vidas. Ou seja, Oxum atua na prosperidade financeira também.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Comida, vestimenta e dança são fundamentais para que as entidades se manifestem com harmonia e distribuam sua força aos devotos. As danças, em especial, são coreografadas com movimentos e sinais específicos, exprimindo a maneira de ser de cada divindade.