O que significa sonhar com a continuação do sonho?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

O que é um sonho dentro de um sonho? Ter um sonho dentro de um sonho, sonhar que estamos sonhando ou meta-sono é um fenômeno que ocorre durante a fase REM em que um sonho se desenvolve dentro de outro. O eu que sonhamos sonha.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.

Quando a pessoa tem sonhos iguais várias vezes, dizemos que ele é um sonho recorrente. Embora alguns deles possam ser positivos, a maior parte têm a mesma função: são um alerta.

Pode ser que você esteja vivenciando algo similar ao que estava rolando naquela época. Assim, sonhar duas vezes o mesmo sonho é bom parar para comparar e refletir. Mesmo que alguns aspectos do sonho estejam diferentes, você saberá que é o mesmo, pois o sentimento de passar por ele é igual.

E isso ocorre por um bom motivo, de acordo com o neurocientista Dr. Erik Hoel, Ph. D., da Tufts University, nos Estados Unidos. Sonhos estranhos servem um propósito importante, diz ele, e ajudam o cérebro a entender as experiências do cotidianas de uma forma que permite um aprendizado mais profundo.

Mas desenvolver essa capacidade também pode ser uma boa forma de terapia para quem sofre com pesadelos.

  1. Verificar se você está acordado com frequência ao longo do dia.
  2. Acordar após cerca de cinco horas de sono, passar alguns minutos em pé e então dormir novamente.
  3. Praticar a MILD: Indução mnemônica de sonhos lúcidos.

A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”. Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto. Enquanto isso acontece, você nota algo diferente.

Trata-se de uma condição caracterizada por uma perda breve do controlo muscular, conhecida como atonia, que ocorre imediatamente depois de adormecer ou de se despertar. Além da atonia, quem sofre de paralisia do sono costuma ter alucinações durante o episódio.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Para transformar um sonho em realidade é preciso ter metas claras e foco na sua realização. Estabelecer um grande número de objetivos pode gerar distrações e dispersar a sua energia. Se você estiver dividido, talvez não saiba exatamente onde deseja chegar e, assim, corre o risco de não alcançar nenhum resultado.

Tente perceber se está sonhando acordado.
Tente criar o hábito durante uma das ações a seguir: ao ler um pedaço de papel, ao pensar se você está sonhando, ao tentar mexer objetos ou ao ler as horas. Quando o hábito ocorre durante um sonho e não “normalmente”, é sinal de que a pessoa está realmente sonhando.

A resposta é: mais ou menos. Para a ciência, os sonhos não têm o poder de mostrar de forma infalível alguma coisa que vai acontecer no futuro: por exemplo, é impossível que um sonho revele com exatidão quem vai ganhar a próxima Copa do Mundo ou o dia exato da morte de alguém.