O que significa sonhar acordar e continuar sonhando?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Se acordar no meio de um sonho que você quer revisitar, fique deitado e parado. Quando você se move depois de acordar, os estímulos sensoriais do ambiente começam a interferir com os resquícios do sonho que ainda estão na sua mente. Isso fará com que as coisas que você lembra do sonho sumam mais rápido.

Rio - Sonhar que está dormindo simboliza que você está cansado e, por isso, está negligenciando alguma esfera da vida. Também pode representar desconhecimento do que está acontecendo ao seu redor. No entanto, é importante analisar contexto do sonho para interpretá-lo corretamente.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Em teoria, a recorrência de sonhos não é problemática e não traz nenhum prejuízo à vida das pessoas. Porém, há casos em que ela pode causar estresse e até mesmo dificuldades para dormir, sobretudo em casos de pessoas com sonhos ruins ou que lembrem algum trauma do passado.

Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

Principais causas
A paralisia do sono acontece porque durante o sono o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e mantém-nos imóveis para que se possa conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos.

Os chamados sonhos lúcidos, em que o sonhador tem consciência de que está dormindo e de que sua consciência, naquele momento, lhe afirma estar sonhando, são sonhos de emancipação do Espírito, que, naquele momento, não só detém a volição como também tem acesso à memória que guarda de outras vidas.

Eles geralmente não são frequentes e podem acontecer apenas algumas vezes durante o ano. Algumas pesquisas sugerem que algumas pessoas são mais propensas a ter sonhos lúcidos — em 23% dos casos, eles podem acontecer mais de uma vez no mesmo mês.

Durante uma noite de sono, o cérebro passa por diferentes estágios. Quando estamos sonhando, por exemplo, ele fica plenamente ativo. E, ao contrário do que muita gente pensa, nós sonhamos todas as noites – cerca de 90 minutos por noite, para ser mais preciso. A questão é que nem sempre nos lembramos dos nossos sonhos.

Por que sonhamos frequentemente com alguém que não tivemos um relacionamento próximo? Mesmo não pensando nessa pessoa nem encontrando-a em lugares. Porque essa pessoa representa ou simboliza uma faceta de você mesmo em alguma circunstância que você está atravessando nesse momento de sua vida.

Quando a pessoa tem sonhos iguais várias vezes, dizemos que ele é um sonho recorrente. Embora alguns deles possam ser positivos, a maior parte têm a mesma função: são um alerta.