O que significa soluto não volátil?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Obs.: Soluto não volátil é toda substância que possui elevado ponto de ebulição e baixo ponto de fusão e que é capaz de dissolver-se em um determinado solvente. De uma forma geral, quando um soluto não volátil é adicionado a um solvente, ele dificulta a evaporação do solvente.

Usamos a expressão soluto não volátil quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao do solvente.

Soluto volátil, é uma substância que possui facilidade de evaporar.

Quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente, ao dissolver-se, o soluto eleva o ponto de ebulição do solvente (devido à interação entre as partículas), diminuindo, consequentemente, a pressão máxima de vapor.

Portanto, a adição de um soluto não volátil a um solvente promove a redução da pressão de vapor do solvente puro, uma vez que sua fração molar é reduzida.

1 Que voa, que tem a capacidade de voar; voador, voante. 2 Relativo às aves. 3 fig Pouco firme; inconstante, mudável, volúvel. 4 Fís-Quím Que pode se reduzir a gás ou a vapor, sob temperaturas e pressões normais.

As moléculas mais velozes vão escapando lentamente da substância, fazendo com que a mesma evapore. A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. Um bom exemplo é o álcool.

Assim, observamos que a água tem menor volatilidade e menor pressão de vapor do que as outras substâncias. Como resultado, apresenta maior temperatura de ebulição.

As soluções podem ser classificadas quanto à quantidade de soluto dissolvido. Assim, podem ser de três tipos: saturadas, insaturadas e supersaturadas.

Isso ocorre porque os solutos não voláteis iônicos ou moleculares interagem com as moléculas de água por meio de forças intermoleculares de atração, impedindo que mais moléculas passem para o estado de vapor, à mesma temperatura.

Passo 1. A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.

Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento. Há produtos altamente voláteis como éter, álcool, acetona, entre outros.

Resposta verificada por especialistas
O éter, pois tem maior facilidade dentre os demais solventes de passar do estado líquido para o gasoso.

Outro ponto importante é que se adicionarmos um soluto não volátil a um líquido, a sua pressão máxima de vapor diminuirá em virtude das interações entre as partículas do soluto e as moléculas de água. Essa é uma propriedade coligativa chamada tonoscopia ou tonometria.

Para isso, podemos classificar os ácidos de duas maneiras diferentes: Voláteis: São os ácidos que possuem um baixo ponto de fusão, passando facilmente para o estado gasoso. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl). Fixos: São aqueles que não possuem facilidade em passar para o estado gasoso.

O ácido sulfúrico é classificado como ácido fixo, ou seja, menos volátil.

A osmose aparece em nosso cotidiano em diversos momentos. Podemos citar o exemplo do processo de salgar carnes para a sua conservação. Os micro-organismos que causariam a degradação da carne perdem água do seu interior para o meio externo, que está com concentração de sal, fazendo com que o alimento dure mais tempo.

No geral, os solutos estão no estado sólido. Exemplo: sal e açúcar. Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água.

A osmose reversa ou inversa é um procedimento inverso ao que ocorre naturalmente entre solutos e solventes. Ou seja, é um processo de separação desses componentes. Ele demanda a aplicação de uma pressão bem maior sobre solvente e soluto, já que a osmose reversa é uma separação não natural.

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.