O que significa solenidade na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A “Solenidade” é uma grande comemoração como o Natal do Senhor, a Páscoa, também outras comemorações da Mãe de Deus como Imaculada, Santa Mãe de Deus e, ainda, alguns santos importantes como o precursor do Senhor São João Batista e São Pedro e São Paulo.

Sessão do Congresso Nacional ou da Câmara dos Deputados que se realiza para comemorações ou homenagens especiais ou, ainda, recepção de altas personalidades.

É o ato oficial, público e solene destinado a declarar habilitados os acadêmicos concluintes de um curso de graduação e é de responsabilidade da Faculdade.

Hoje é celebrada solenidade de são Pedro e São Paulo
29/06/2023 - 05:00 am .

A solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus, é a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Originariamente a festa nasceu para substituir o costume pagão das strenae (dádivas), cujos ritos não condiziam com a santidade das celebrações cristãs.

1 formal, cerimonioso, cerimonial, convencional, oficial, protocolar, ritual, social, hierático.

A sessão legislativa ordinária constitui o calendário anual de trabalho legislativo. Já as sessões ordinárias são as reuniões plenárias que acontecem na forma do Regimento Interno da Câmara dos Deputados,de terça a quinta-feira, no Plenário.

2 horas

A Solenidade dura, em média, 2 horas.

Que roupa o convidado deve usar em formatura? Para não errar na escolha do vestido para ir na festa de formatura, aposte em modelos longos e, se possível, fuja da cor branca mesmo que não haja uma restrição de cor. Isso porque o vestido pode manchar mais facilmente ao longo da noite, é melhor não arriscas não é mesmo?

A festa costuma ser formal (black-tie), mas fique atenta se há alguma indicação diferenciada de dress code no convite. De maneira geral, as convidadas podem ir de vestidos de diferentes comprimentos (curto, midi, longuete e longo), saias refinadas, macacão e até calça de alfaiataria com camisa estilosa.

São elas: Apresentação do Senhor, em 2 de fevereiro; Transfiguração do Senhor, em 6 de agosto; e Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro.

As solenidades são as celebrações mais importantes da liturgia da Igreja e não podem ser omitidas. São exemplos de solenidades Natal, Páscoa, Pentecostes, Imaculada Conceição de Maria, Santa Mãe de Deus, Sagrado Coração de Jesus, Cristo Rei dentre outras.

No decorrer de todo o Tempo Comum há muitas Festas e Solenidades, por exemplo: Celebra-se a solenidade da Santíssima Trindade, logo depois do domingo de Pentecostes; a solenidade de Corpus Christi, do Sagrado Corpo e Sangue de Jesus e a Solenidade de Cristo Rei, que marca a última semana do Tempo Comum.

A solenidade de Nossa Senhora Aparecida nos propõe a contemplação da ação de Maria para que se realize a vontade de Deus por meio do Filho, Jesus, como lemos no Evangelho (Jo 2,5). O amor fraterno é o vinho novo presente entre nós e o sinal da realização da intercessão de Maria, com nossa participação.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.

dia 15 de agosto

A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V, com o significado de "Nascimento para o Céu" ou, segundo a tradição bizantina, de "Dormição".

advérbio Formalmente; de maneira solene; em que há solenidade ou formalidades; que segue regras estritas: o evento foi apresentado solenemente pelo secretário; vestia-se solenemente.