O que significa solene na Bíblia?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O termo assembleia solene foi usado no Velho Testamento para descrever reuniões importantes do povo durante a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos.

1 formal, cerimonioso, cerimonial, convencional, oficial, protocolar, ritual, social, hierático.

[Figurado] Grave, majestoso, que infunde respeito.

Solenidade: é o maior rango litúrgico que uma celebração pode receber na Igreja: Imaculada Conceição, Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Corpus Christi são solenidades e, além disso, são dias santos de guarda, isto é, jornadas nas quais os cristãos devem ir à missa e dedicarem-se ao descanso devido.

Neste capítulo são mencionadas sete festas instituídas por Deus:

  1. Páscoa;
  2. Pentecostes:
  3. Dos Tabernáculos;
  4. Do dia da Expiação;
  5. Das trombetas;
  6. Dos pães asmos;
  7. Das primícias.

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

Solenidade é o substantivo feminino que significa a qualidade do que é solene, enfático e majestoso.

1. Feito com aparato e pompa. 2. [Figurado] Grave, majestoso, que infunde respeito.

Festas judaicas: conheça as celebrações mais tradicionais dessa cultura

  • Festas Judaicas e seus significados.
  • 7 festas judaicas anuais.
  • Ano novo judaico, Roch Hashaná
  • Festa das Semanas, Pentecostes.
  • Casamento Judaico.
  • Bar mitzvah e Bat mitzvah.

Quermesses são festas realizadas por igrejas em diversas épocas do ano, de acordo com cada paróquia, com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção da igreja e promoção de ações sociais.

No tempo de Jesus, três festas exerciam um papel importante: Páscoa, Pentecostes e Tendas. São as festas de peregrinação em que o povo se reunia para celebrar os grandes feitos do Senhor, libertador do seu povo.

O Reino dos Céus é uma grande festa que o Pai preparou para nós, Seus filhos. Cada um de nós somos convidados para este grande banquete! Mas não pense em banquete apenas no sentido do alimento materiale substancial, onde comemos frutas, verduras e aquelas coisas saborosas que se tem num banquete.

Quais são as principais festas religiosas?

  • Círio de Nazaré
  • Paixão de Cristo.
  • Lavagem do Bonfim.
  • Festa da Penha.
  • Festa do Rosário.

De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.

Páscoa

Esse feriado também é lembrado como a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e faz parte da tradição cristã. Mas… A Páscoa já existia antes de Jesus. Pois é, povos já faziam festa e trocavam ovos (de galinha) nessa época do ano muito antes mesmo de os judeus existirem.

Salmos 118:24
Este é o dia que o Senhor fez; nele nos alegraremos e exultaremos. Feliz aniversário! Que a alegria deste dia se estenda por toda a sua vida!

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

As solenidades são as celebrações mais importantes da liturgia da Igreja e não podem ser omitidas. São exemplos de solenidades Natal, Páscoa, Pentecostes, Imaculada Conceição de Maria, Santa Mãe de Deus, Sagrado Coração de Jesus, Cristo Rei dentre outras.

O casamento é contrato solene e sua celebração deve obedecer às formalidades especiais impostas por lei. A autoridade celebrante é quem designa o dia, hora e lugar para realização da cerimônia, Os nubentes, entretanto, poderão fazer sugestões, mas a autoridade celebrante não está obrigada a aceitá-la.

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor.