O que significa sola do pé coçando?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A micose é provocada por fungos e é uma das principais causas da coceira nos pés. Ela pode ser superficial ou profunda e aparece entre os dedos ou na sola dos pés. A frieira é um tipo de micose que aparece devido às condições climáticas, como calor e umidade. Esses são fatores que favorecem o aparecimento da doença.

Identificar características como alteração de cor e calosidades nos pés pode ser sinal de doenças como diabetes, hipertensão e má circulação. No consultório médico, a análise dos pés é essencial. Ela pode detectar doenças como diabetes, hipertensão e má circulação.

A coceira na palma da mão pode ser um alerta de alergias e outros problemas de saúde. Se a coceira vier acompanhada de vermelhidão e ardência pode ser um sinal de eczema ou dermatite. Essa dermatite pode aparecer também por causa do uso de produtos de limpeza e cosméticos, medicamentos e assim por diante.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

A fascite plantar está entre os principais diagnósticos e causa dor na sola do pé, na região próxima ao calcanhar, chamada fascia plantar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em quem pratica caminhada ou corrida regularmente e quem trabalha diariamente em pé.

Principais doenças e alterações da pele dos pés

  • Calos e calosidades;
  • Pele seca, descamativa, gretada ou com fissuras;
  • Micoses;
  • Verrugas plantares;
  • Transpiração excessiva;
  • Feridas e úlceras.

Os pés ajudam a identificar diversos problemas de saúde, entre eles, a hiperidrose dos pés. Nessa situação, os membros exalam odor desagradável mesmo após o banho e, além disso, apresentam também excesso de suor. O mais indicado é que os pés sejam higienizados com sabão antibacteriano e mantidos sempre secos.

Você provavelmente já viu alguém torcendo para que algo desse certo cruzar os dedos indicador e médio. Aqui no Brasil, esse gesto significa um desejo de sorte. Também pode ser feito para si mesmo, ao contar uma mentira, como uma forma de “não ser punido” pela mentira.

Sentir essa coceira no ouvido pode ser indicativo de alguma doença ou infecção por fungos, a chamada Otite Externa Fúngica, nesta situação o médico otorrinolaringologista ou otoneurologista, pode identificar algumas alterações ao realizar o exame físico, principalmente, por meio da otoscopia.

Coçar dá prazer porque libera serotonina no cérebro
A serotonina é o neurotransmissor que os cientistas creditam por gerar sentimentos de bem-estar e felicidade. Quanto mais serotonina cruzar seu corpo, mais feliz você se sente.

Causas da coceira de pele
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

Uma queixa muito comum no consultório quando começa a esfriar é o prurido (coceira) intenso logo após o banho. Na maioria das vezes, a coceira acontece devido ao ressecamento da pele pela alta temperatura da água, que contribui para a destruição do manto lipídico, secreção que protege a pele.

Quando os ácaros estão presentes, os sintomas costumam ser os mesmos de rinite, como espirros frequentes, nariz entupido, coriza e coceira nas mucosas. Já na asma o principal sintoma é a falta de ar e o chiado no peito", esclarece o otorrino.

A coceira é o principal sintoma e ocorre principalmente quando o paciente acabou de evacuar e realiza higiene, todavia pode ocorrer à noite, principalmente se a causa for parasitose. Com o passar do tempo lesões e maceração da pele ao redor do ânus são comuns.

Erupção sudoral súbita localizada nas mãos, mais frequentemente, e nos pés. Caracteriza-se por numerosas vesículas (pequenas coleções líquidas na pele) que lembram os grãos de sagu, o que se deve à infiltração sudoral entre as células da pele. As vesículas podem se agrupar formando bolhas maiores.

A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico.

A psoríase palmoplantar é caracterizada por placas secas e avermelhadas localizadas nas palmas das mãos e nas chamadas plantas dos pés (planta aqui nada mais é do que a sola do pé), causando desconforto e dor devido à inflamação, endurecimento e fissuras na pele.

Chá verde
Este é, sem dúvida, um dos melhores anti-histamínicos naturais, pois, na sua composição, existem duas substâncias com ação antioxidante: as catequinas e a quercetina. Esses elementos são o que reduzem a produção de histamina.

Coceiras que não cessam podem ser um sinal de doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até psicológicas. Dependendo da causa, a coceira por vir sozinha ou acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas.