O que significa sol maia?

Perguntado por: vaguiar6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O sol era de extrema importância para os antigos maias. O deus do sol maia era Kinich Ahau. Ele consistia em um dos deuses mais poderosos do panteão maia, considerado um aspecto de Itzamna, um dos deuses criadores maias.

A civilização maia teve seus principais centros localizados na Guatemala e no México, mas vestígios dessa civilização também foram encontrados em El Salvador, Belize, Honduras etc. São conhecidos por serem uma civilização pré-colombiana e também uma civilização mesoamericana.

Entre os diversos deuses maias, podem ser citados Itzamná, deus criador do Universo; Kinich Ahau, deus Sol; Chac, deus relacionado com a água; Bolon Tza'cab, deus relacionado ao cetro; Ah Puch, deus da morte; e Ix Chel, a senhora do arco-íris.

Sobrenome toponímico português, com origem na Terra da Maia, assim chamada toda a região situada entre os rios Douro e Lima, ao norte de Portugal, e que no século 11 fazia parte do reino de Leão.

Em grego, a variante Maia significa “boa mãe”. De acordo com a mitologia grega, Maia era a deusa da fecundidade e a mãe do deus Hermes. Para os romanos, Maia era a deusa da primavera e do renascimento e é dele que deriva o nome do mês de maio.

O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática. Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.

Foram os inventores do conceito de abstração matemática. Criaram um número equivalente ao zero e nossos calendários são baseados no calendário dos Maias. Com sua aritmética, os Maias faziam cálculos astronômicos de notável exatidão. Conheciam os movimentos do Sol, da Lua, de Vênus e provavelmente de outros astros.

Conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13. Ele era utilizado para gerenciar atividades agrícolas, pois englobam as estações mais quentes do ano, quando é possível plantar. Esse modelo é baseado na gestação humana que dura aproximadamente 260 dias.

Eles viveram em uma região que inclui partes da atual Guatemala, Belize, Honduras, localizadas na América Central e a península do Iucatã, no México, entre os séculos III a.C. e X d.C, ou seja, quando os espanhóis chegaram à América no século XV, os maias já não estavam mais em seu apogeu político, social e econômico.

Destruição dos Maias - História da Destruição dos Maias
A civilização Maia, quando sofreu a invasão espanhola, já estava em decadência por diversos motivos discutidos entre historiadores.

Os pesquisadores acreditam que, entre o apogeu dos dois centros olmecas, outros povos emergiram na região. “Chegamos à conclusão de que a civilização maia surgiu de uma interação mais ampla, incluindo sociedades do Sul da Costa do Golfo, em Chiapas, e no Sul da Costa do Pacífico também.

Itzmana

O principal deus dos maias era Itzmana, considerado o rei dos céus. Ixchel, esposa de Itzmana, era uma deusa responsável pelas chuvas e também pelas inundações. Os maias ainda faziam reverências a outros deuses e elementos da natureza.

Na mitologia maia, Tepeu e Gucumatz (o Quetzalcoatl dos astecas) são referidos como os criadores, os fabricantes, e os antepassados. Eram dois dos primeiros seres a existir e se diz que foram tão sábios como antigos.

cacau

Para os maias, o cacau era um dom sagrado dos deuses, cujos grãos eram usados como moeda. Ek Chuah, o deus maia dos comerciantes e do comércio, era também o patrono da cultura do cacau.

Resumo. Durante o século XIX, a família Maia construiu um patrimônio avultado na localidade de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. Na montagem do empreendimento agrícola, como em outras grandes propriedades da região, um número expressivo de escravos foi adquirido.

Na mitologia romana, Maia Maiestas é a deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, e da primavera, talvez seja uma outra concepção da grega. Maiestas personifica o despertar da natureza na primavera e o renascimento; veio tornar-se a mentora de seu filho Mercúrio.