O que significa sistema venoso profundo e superficial Pervio e competente?

Perguntado por: lpereira9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O sistema venoso subcutâneo superficial nas pernas inclui a veia safena longa e a veia safena curta. Ele transporta o sangue da superfície (pele e tecidos subcutâneos) para onde é coletado nas veias profundas. O sistema venoso profundo inclui as veias ilíaca, femoral e poplítea, bem como as veias femorais profundas.

Podemos distinguir entre o sistema venoso superficial e o profundo. O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva. É através dele que o sangue é transportado a partir da superfície (pele e tecidos subcutâneos), de onde conduz para as veias profundas.

As veias superficiais possuem o mesmo tipo de válvulas que as veias profundas, mas não estão rodeadas de músculos. Assim, o sangue nas veias superficiais não é forçado para o coração pela ação da compressão dos músculos. Portanto, ele flui mais lentamente do que o sangue nas veias profundas.

Sistema de Veias Perfurantes
Uma vez conectadas, as veias perfurantes trazem o sangue superficial para o fundo, onde o sistema é maior e mais eficiente no transporte sanguíneo venoso. Quando esse sistema falha, o paciente pode apresentar quadros de refluxo sanguíneo, insuficiência ou incompetência.

Se o exame diz que ela está pérvia significa que está aberta ao fluxo de sangue, sem trombos ou obstruções. Esse percentual de estenose significa que a veia está comprimida em cerca de 40% de sua circunferência (algo em torno de 140 graus).

As veias profundas têm um papel fundamental em empurrar o sangue para o coração. As válvulas de sentido único nas veias profundas impedem o refluxo do sangue.

A insuficiência venosa consiste em uma anormalidade no funcionamento do sistema venoso, quando o sangue não retorna de forma adequada para o coração, o que pode trazer conseqüências graves à saúde.

Hoje em dia utilizamos o LASER para eliminar a veia safena em uma cirurgia de varizes como técnica principal, por ser minimamente invasiva, não fazer cortes e permitir uma recuperação rápida no pós-operatório.

A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.

A importância do sistema venoso
O sistema venoso, por outro lado, tem a função de transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta para o coração e de lá para o pulmão.

É um exame não invasivo que utiliza a tecnologia do ultrassom para avaliar a anatomia, fisiologia e patologia do sistema venoso superficial e profundo dos membros superiores e inferiores (braços e pernas).

Veia Safena

  • Dor e inchaço constante na região das pernas;
  • Surgimento de úlceras nos membros inferiores;
  • Atraso na cicatrização de varizes;
  • Formação de coágulos sanguíneos no interior da veia safena.

Trombose venosa superficial e profunda
Ou seja, quando o coágulo se forma nas veias mais profundas, falámos de trombose venosa profunda. Quando o trombo afeta as veias superficiais, por baixo da pele, dizemos que estamos perante uma trombose venosa superficial ou tromboflebite.

É o latim PERVIUS, “aquele que pode ser passado”, de PER, “através”, mais VIA, “caminho”. Em Medicina, dá a ideia de uma estrutura que não apresenta obstrução, que apresenta um caminho anatômica e fisiologicamente normal.

Usamos esse termo para quando a insuficiência ou incompetência da veia safena magna acomete apenas uma parte (um segmento) da safena e não a safena por inteiro.