O que significa Síndrome de Prader-Willi?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

A síndrome de Prader-Willi é uma doença rara provocada por uma alteração no cromossomo 15 e atinge uma a cada 30 mil crianças no mundo, seja menina ou menino. Ao longo do tempo, pode provocar problemas físicos, comportamentais, de aprendizagem e levar à obesidade.

Bebês com Síndrome de Prader Willi (PWS) apresentam baixo Apgar ao nascer, dificuldade de sugar, choro fraco e são muito pouco ativos, dormindo a maior parte do tempo. Raramente conseguem ser amamentados. Seu desenvolvimento neuro-motor é lento, tardam a sentar, engatinhar e caminhar.

Embora esta síndrome não tenha cura, existem alguns tratamentos, como a terapia ocupacional, fisioterapia e psicoterapia que podem ajudar a diminuir os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Qual exame oferecemos? O método de teste que usamos, chamado de análise de metilação de curva de dissociação em alta resolução (MS-HRM), tem sensibilidade de 99% na detecção da SPW. O teste é conduzido por meio da conversão do DNA com bissulfito de sódio.

A síndrome de Prader-Willi é uma doença rara provocada por uma alteração no cromossomo 15 e atinge uma a cada 30 mil crianças no mundo, seja menina ou menino. Ao longo do tempo, pode provocar problemas físicos, comportamentais, de aprendizagem e levar à obesidade.

Baixa estatura, mãos e pés pequenos, hipogonadismo (ovários e testículos pouco desenvolvidos, criptorquidia), pele e cabelos mais claros do que os dos pais, saliva espessa e viscosa, escoliose são outras características físicas comuns nos portadores da síndrome.

A razão pela qual elas são discutidas juntas é que ambas síndromes são mais frequentemente causadas por microdeleções na região cromossômica 15q11-q13 que é sujeita a impressão genômica (estampagem gênica). A SPW e SA são associadas com alteração do cromossomo 15 paterno ou materno, respectivamente.

As síndromes de Angelman (SA) e de Prader Willi (SPW) são enfermidades neurogenéticas diferentes, provocadas por contribuição genética materna, deficiente no caso de SA, e paterna, para SPW, da região 15q11-13.

Síndrome de Prader-Willi | O Que é? A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença neurogenética causada pela perda de função dos genes de origem paterna no segmento 15q11-q13, do cromossomo 15.

e diagnóstico de síndrome.
...
Não se trata de simplesmente avaliar o paciente, que é a primeira etapa do processo de enfermagem e envolve:

  • exame físico,
  • monitorar sintomas, como náuseas,
  • medir os sinais vitais, como frequência cardíaca, temperatura, pressão arterial e níveis de oxigênio, entre muitas outras coisas.

As síndromes são, portanto, manifestações de um conjunto de sintomas e quadros clínicos que podem ocorrer ao mesmo tempo no paciente e que não necessariamente possuem a mesma origem ou a mesma causa.

Durante a adolescência, a puberdade pode estar atrasada de um a três anos, mas a maturação sexual ocorre normalmente. A saúde física parece ser notavelmente boa. A expectativa de vida não parece ser muito menor, tem-se notícia de pessoas na faixa dos 60 anos e muitas com mais de quatro décadas de vida.

Deve-se fazer o aconselhamento genético, sobretudo nos casos de translocação, pois há uma predisposição a ter outros filhos com a síndrome. Poucos médicos recomendariam (hoje) internação em instituições a uma pessoa com síndrome de Down.

Não há formas de prevenir a síndrome de Turner
Segundo o Ministério da Saúde, as portadoras da síndrome de Turner podem apresentar desde problemas de desenvolvimento, como a baixa estatura, até doenças mais graves, como tireoidite autoimune e anormalidades renais, cardiovasculares e auditivas.

O que é o exame NIPT e para que serve? O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.

Diagnóstico da Síndrome de Turner: como é feito? Com o exame de cariótipo da banda G, é possível identificar a monossomia do cromossomo X ou a composição mosaico e, assim, diagnosticar a Síndrome de Turner. Também é possível rastrear as alterações cromossômicas com o exame de CGH Array.

Para confirmar a suspeita da doença, existe um exame que analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos nas células por meio de uma amostra de células, chamado de cariótipo com bandas G. Neste caso, pode-se utilizar amostras de sangue, pele ou mucosa da boca para realização do exame.

Atualmente, a expectativa de vida de uma paciente com Síndrome de Turner é muito maior do que décadas atrás. Assim, é possível que ela tenha uma vida normal e feliz, apesar das complicações reais que a condição traz consigo.

Em testes de inteligência, estes indivíduos apresentam pontuações variando de 20 a 85 de QI, sendo que cerca de 70 a 75% apresentam QI entre 20 e 50 (SCHWARTZMAN, 2003. S Síndrome de Down.

Isso abalou muito o Flávio.

  • 2-Marcos Mion e Romeo. Pai de Romeo, 8 anos. ...
  • 4-Romário e Ivy. Pai de Ivy e de mais cinco filhos, Romário diz que a pequena Ivy, que nasceu com Síndrome de Down, foi um grande presente. ...
  • 5- Sebastião Salgado e Rodrigo. ...
  • 6- Jô Soares e Rafael. ...
  • 7- Felipe Araújo e Miguel. ...
  • 8- Henrique Fogaça e Olívia.