O que significa sinal de Goodell?

Perguntado por: grodrigues3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Sinal de Goodell: amolecimento da textura do colo do útero e da vagina; Sinal de Piskacek: assimetria do útero durante o início da gestação.

O sinal de Hegar, sinal de probabilidade da gravidez constatado diante do amolecimento do istmo uterino via toque vaginal e palpação abdomino-pélvica, possui grande relevância clínica para auxiliar no diagnóstico da gestação, sobretudo de forma precoce, dado seu aparecimento na quarta semana de gravidez.

Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.

As gestantes costumam descrever as contrações de Braxton Hicks como uma sensação de cólica menstrual leve ou uma sensação de aperto em uma área específica do abdômen que vai e volta. Essas contrações podem ser desconfortáveis, mas, por norma, são indolores.

A partir do segundo trimestre acontece a hiperpigmentação da aréola primária, o surgimento da aréola secundária (sinal de Hunter) e a hipertrofia de glândulas sebáceas periareolares (tubérculos de Montgomery). Com o crescimento das mamas pode surgir, também, o aparecimento de algumas estrias gravídicas.

Sinal de rechaço, contrações de Braxton Hicks e sinal de Goodell são considerados sinais de probabilidade de gestação.

A DUM é, como explica o próprio nome, a data aproximada em que iniciou o último ciclo menstrual da mulher antes da gestação. Através dela será possível estimar quando o bebê irá nascer e preparar todos os exames baseando-se nesta data.

São eles:

  • Atraso menstrual (esse é o sintoma mais comum e importante);
  • Aumento do volume uterino;
  • Diminuição da consistência do colo, entre outros.

Sintomas de presunção
Náuseas e vômitos (no primeiro trimestre e, tipicamente, durante a manhã com alívio ao longo do dia). Alterações mamárias (aumento do volume e aumento da sensibilidade nas mamas). Alterações urinárias (polaciúria e nictúria). Percepção de movimentos fetais pela paciente.

A presença de mecônio na água quando a bolsa estoura é um sinal comum de sofrimento fetal durante o trabalho de parto. Geralmente, o líquido amniótico é transparente com uma coloração amarelada ou rosada, mas se estiver marrom ou esverdeado, pode indicar a liberação de mecônio.

Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês. Por exemplo, se a última menstruação foi em 13/08, a DPP será 20/05.

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Nidação é a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional. Pode causar um pequeno sangramento de coloração vermelho amarronzada. Este sangramento se assemelha a outras condições, como menstruação, sangramento do meio ciclo e escape por privação de medicamento.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Sinal de Hunter: escurecimento dos mamilos. Alterações de pele como as estrias gravídicas; Rede de Haller: aparecimento de uma rede de veias visível sob a pele da mama; Tubérculos de Montgomery: as glândulas nas auréolas dos seios aumentam em número e tamanho, tornando-se salientes e visíveis.