O que significa sinais de rarefação óssea difusa?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

É caracterizada pela diminuição da resistência e da qualidade óssea, e acomete principalmente o osso esponjoso ou trabecular. Ocorre principalmente em mulheres, na fase pós-menopausa.

A lesão óssea difusa é caracterizada por uma área extensa de alterações na densidade e na estrutura do osso, o que pode ser causado por diversos fatores, incluindo a perfuração de uma das raízes dentárias. Além disso, a tomografia de alta resolução revelou um achado adicional: um dente supranumerário.

No procedimento, o cirurgião remove toda a lesão periapical por meio de curetagem e ressecção do ápice radicular, bem como isola os canais radiculares com um selo apical adequado, que evita a filtração e a exposição a substâncias irritantes, evitando a recorrência da infecção.

Ação de rarefazer, de tornar menos denso, espesso, numeroso ou frequente. Rarefação óssea. Diminuição da espessura, da densidade óssea, observada na osteoporose. Etimologia (origem da palavra rarefação).

Quais são as causas de osteoporose? A osteoporose é causada principalmente pela redução nos níveis do hormônio estrogênio, que faz com que o depósito de minerais e cálcio nos ossos não aconteça mais com tanta efetividade, resultando no enfraquecimento dos ossos.

A osteoporose é uma doença em que está presente a normal mineralização óssea, contudo, a estrutura desses ossos é mais frágil devido a perda de cálcio, provocando diversos poros, ou buracos, na estrutura dos ossos.

A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos.

As principais características radiográficas da artrite reumatoide são a rarefação óssea periarticular, o estreitamento simétrico do espaço articular, erosões ósseas e edema dos tecidos moles.

Tratamento da osteopenia
O tratamento passa pela correção da dieta, que deve inclur alimentos com cálcio. Além disso, é solicitado um exame de sangue com a dosagem da vitamina D, com pedido de reposição desta, se necessário.

O tratamento da osteopenia

  1. Boa alimentação. Em boa parte dos casos de osteopenia, o tratamento não exige o uso de medicamentos, mas somente a adoção de um estilo de vida mais saudável, como uma alimentação rica em cálcio e em vitamina D.
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Uso de medicamentos.

A atividade física alivia os sintomas, melhora a alimentação daquelas células e a lubrificação da cartilagem. Isso pode retardar a progressão e diminuir a dor”, sentencia.

A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.

Existem diversos motivos que podem levar ao retratamento de canal, sendo o sinal mais comum, quando o paciente ainda relata sintomas de sensibilidade ou dor. Outro motivo, é quando nos exames de Raio X surge alguma lesão ou cisto, causados por bactérias infiltradas no conduto do canal.

A melhor forma é suprir com alimentos ricos em cálcio e, se possível, aliar com uma suplementação completa. O acompanhamento médico é necessário nesse momento, ele poderá identificar a quantidade de cálcio que seu corpo necessita diariamente e orientar para uma alimentação completa e saudável.

Curva de rarefação
A riqueza de espécies aumenta com o tamanho da amostra e a isso pode causar diferenças na riqueza calculada. Ou seja, o tamanho da amostra pode influenciar diretamente na riqueza de espécies. Assim, o ideal é atenuar a riqueza ao mesmo número de indivíduos. Isto é o que chamamos de rarefação.

Compressão: é uma região aonde o ar é comprimido. Rarefação: é uma região de baixa pressão.

Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido.

A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela. Apesar de nem sempre serem dolorosas, as fraturas de vértebras são a causa mais comum de dor prolongada na osteoporose.

Pulsos, coluna vertebral e fêmur costumam ser as partes do corpo mais afetadas pela osteoporose.

Dentre os exercícios indicados para quem tem osteoporose, a musculação é um dos mais recomendados pelos médicos. Isso porque essa prática promove o ganho de massa muscular, além de contribuir para o ganho de força e equilíbrio.

Quais são os sintomas?

  • percepção de movimentação dos dentes;
  • sensibilidade nos dentes;
  • dor de dente;
  • sangramento gengival;
  • mau hálito;
  • retração da gengiva;
  • apinhamento (alterações no posicionamento dentário);
  • formação de espaços entre os dentes (diastemas).