O que significa símbolo nórdico?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os Símbolos Nórdicos, também conhecidos como Símbolos Odinistas, surgem a partir da mitologia antiga relativa a Odin, líder do panteão dos deuses nórdicos. Valknut O Valknut é possivelmente o principal símbolo nórdico. É o símbolo de Odin, o deus do céu, da guerra, da vitória e da...

Os nórdicos, assim como a maior parte dos povos da antiguidade, eram politeístas; acreditavam, portanto, em vários deuses. Além da crença em vários deuses, os nórdicos acreditavam também na existência de seres sobrenaturais e mágicos como fadas, elfos, anões encantados, gigantes, bruxas e videntes.

Quem são os deuses nórdicos:
São as narrativas que marcaram a Era dos Vikings (século VIII ao XI d.C.), que habitavam a região atualmente abrangida pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia, principalmente.

Significado de Nórdico
adjetivo Que se encontra localizado no norte da Europa: território nórdico; nação nórdica. Que se pode referir aos países localizados no Norte da Europa a saber: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia; diz-se das pessoas que habitam ou nasceram nesses países.

Com uma cultura extremamente rica, o povo Nórdico possuia diversos símbolos que, em sua maioria, estavam relacionados diretamente com a mitologia nórdica. Por isso, cada um desses símbolos possui um significado próprio, que pode ser coragem, força, poder, proteção, etc.

Os países nórdicos recebem este nome por estarem na porção mais setentrional (ou seja, ao norte) da Europa. O termo “norden” (no português, “nórdico”) é utilizado para representar tudo relativo ao ponto cardeal norte, como a região em que estão Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia.

Niflheim

Na mitologia nórdica, Niflheim ("mistland" ou "reino da névoa") o mundo do frio, da névoa e da neve, situado acima da fonte Hvergelmir, no nível inferior de Yggdrasil e ao lado de Hel e Muspelheim.

cruz solar

Seu símbolo é a cruz solar e sua festa principal era o Solstício de Inverno. Para conseguir o favor de Odin eram sacrificados animais, normalmente machos e seres humanos.

Odin foi uma divindade presente na religiosidade e nos mitos nórdicos, sendo o mais poderoso entre os deuses nórdicos e nomeado o Pai de Todos. Era o representante da poesia, da morte, da guerra, das runas, da vitória e do êxtase, e estava presente na religiosidade de outros povos do norte da Europa.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.

Odin

Odin. Odin é o maior dos deuses nórdicos, o pai dos deuses. Odin é representado como um homem velho, mas forte, e vestido com suas armas de guerreiro, pois ele é o deus da sabedoria, da guerra e da morte. Também é conhecido como Wotan na mitologia germânica.

Os Países Nórdicos são uma região, localizada ao Norte do continente europeu, constituída pela Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e as regiões da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland. É, portanto, uma região composta por cinco nações e três regiões autônomas.

Sendo assim, destacaremos abaixo algumas das mitologias mais conhecidas: Mitologia Grega. Mitologia Egípcia. Mitologia Nórdica.

A religião dos povos vikings era de base politeísta, ou seja, acreditavam na existência de mais de um deus. Não existe um termo específico para definir a religião ou crenças praticadas pelos vikings, portanto, os historiadores costumam referir-se à religiosidade viking como paganismo nórdico.