O que significa símbolo da OMS?

Perguntado por: emata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Segundo publicação da própria OMS, "o bastão com a cobra é há muito um símbolo da medicina e da profissão médica. Origina-se da história de Asclépio, que era reverenciado pelos antigos gregos como um deus da cura e cujo culto envolvia o uso de cobras.

bastão de Esculápio

O bastão de Esculápio e o que ele significa é e deve continuar sendo o verdadeiro símbolo da medicina.

Mas afinal o que é a OMS, como ela atua? Essa sigla significa Organização Mundial da Saúde, criada em abril de 1948, com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.

A história por trás do símbolo da Medicina tem suas raízes em um personagem da mitologia grega nomeado Asclépio (ou Esculápio, de acordo com a mitologia greco-romana). Segundo a lenda contada por Hesíodo (um poeta da antiguidade), o menino era filho do deus do sol e da cura, Apolo, e de uma ninfa, Coronis.

Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.

O símbolo da ONU é uma projeção azimutal, cujo centro escolhido foi um ponto no Polo Norte, um local neutro e que permite a visualização de todos os continentes.

A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

A serpente representa a cicatrização ou o renascimento. Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Esculápio. O círculo representa a medicina restrita à cavidade oral.

O símbolo dessa profissão é formado por um círculo com dois filetes entrelaçados, que representam o desenho do DNA. Centralizada, encontra-se uma cruz verde para representar a área da Saúde, além de um microscópio, que remete à Biologia e a práticas da rotina profissional dos biomédicos.

Missão. Orientar os esforços estratégicos de colaboração entre os Estados-Membros e outros parceiros, no sentido de promover a equidade na saúde, combater doenças, melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.

De acordo com a Constituição da OMS, publicado em 1946, os princípios que norteiam a ação da organização são: O gozo do grau máximo de saúde que pode ser alcançado é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, ideologia política ou condição econômica ou social.

A OMS é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU exceto Liechtenstein e inclui dois não membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook.

A esmeralda, com seu belo e característico verde, é a pedra preciosa símbolo da medicina e da saúde, uma vez que o verde é uma cor relacionada à natureza, à vida e ao poder de cura. Além disso, muitas culturas e povos mais antigos acreditavam que esmeralda tinha a capacidade de restaurar a saúde.

Hipócrates

Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.