O que significa Silva em português?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”.

O sobrenome "da Silva" é um dos apelidos mais usados no Brasil e em Portugal. Durante o período colonial este sobrenome foi dado a milhares de escravos que chegaram ao Brasil. Essa é a explicação mais provável, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras.

O nome é logicamente de origem toponímica, mais provavelmente de uma região chamada Torre de Silva, perto de Valença, em Portugal, porém existem muitas outras regiões na Espanha e em Portugal com este nome.

O nome Silva vem do latim e tem uma origem clara na toponímia. Quer dizer selva, bosque ou floresta. O apelido Silva pertence a uma das mais ilustres famílias do reino de Leão e julga-se que descende do nobre D. Payo Guterres da Silva que viveu de 1070 a 1129.

siseo {m.}

No Brasil, óbvio, o sobrenome mais comum é Silva. De acordo com o Foreabears ele é originário de Portugal e significa selva ou floresta. Ele é usado por mais de 5 milhões de brasileiros e mais de seis milhões de pessoas no mundo.

O primeiroSilva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais.

O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania.

Oficialmente quem deu início à família Silva no Brasil foi um alfaiate: Pedro da Silva, que chegou ao Brasil em 1612. Mas alguns historiadores contam que os portugueses que atravessavam o Atlântico ganhavam acréscimos no sobrenome original, assim que desembarcavam aqui.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

silva {feminino}
bramble {subst.}

silva tradução | dicionário Português-Italiano
caprifoglio nm. Bom, está bem minha flor de jasmim, minha pequena silva. Bene, d'accordo, mio gelsomino, mio piccolo caprifoglio.

No início, os sobrenomes foram criados como forma de diferenciar nomes repetidos. As culturas mais antigas utilizam um sistema patronímico, quando o sobrenome do filho faz alusão ao nome do pai.

Há quem acredite, inclusive, que a popularização do Silva no Brasil tem a ver com o fato de que ao chegarem à colônias as pessoas eram distinguidas entre os que eram da “costa” e os que viviam no interior, na selva (os Silva). De todo modo, o Silva tornou-se o sobrenome mais comum no Brasil.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Segundo a pesquisa no site, os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil são Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues. Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros. Com a incrível frequência de 1 a cada 40 sobrenomes no país.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".