O que significa Sibe deferido?

Perguntado por: nribeiro9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado.

SABI – Sistema de Acompanhamento de Benefício por Incapacidade; SIBE – Sistema integrado de benefícios.

A fim de ajudar o leitor nessa árdua tarefa, traduzimos parte interessante desses acrônimos. SIBE - sistema integrado de benefícios; SABI - sistema de administração de benefícios por incapacidade (para auxílio doença e aposentadoria por invalidez);

Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”; Clique em “Baixar PDF”.

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

Em caso de resposta afirmativa à solicitação, o superior hierárquico com competência para tal escreve simplesmente, em algum local do documento onde é feita a solicitação, a palavra "deferido" juntamente com sua assinatura. Caso o pedido não seja atendido ou aprovado, é utilizada a palavra "indeferido".

"Deferido" é usado para dizer que uma situação foi aceita ou aprovada. Ou seja, se você receber um documento jurídico dizendo que seu processo foi deferido, significa que o juiz considera procedente o seu pedido.

Deferido/concedido Se foi deferido ou concedido quer dizer que a sua solicitação foi aprovada. É importante ficar atento a data de pagamento, que sai no máximo em 15 dias após a concessão do benefício. Lembre-se que, mesmo com o processo deferido, é necessário analisar se o benefício foi concedido corretamente.

Art. 6º O serviço "Acerto para integração - SIBE" será utilizado como subtarefa, criada automaticamente pelo sistema, nos casos em que não for possível a geração de número de benefício - NB no sistema SIBE PU imediatamente após a formalização do requerimento.

O SABI (Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade) é um conjunto de aplicações que tem por objetivo o reconhecimento inicial do direito dos benefícios que necessitam de Perícia Médica para serem concedidos e mantidos.

INFBEN = Informações do benefício. Documento disponibilizado pelo INSS em que são trazidos alguns dados importantes do benefício, como seu número, nome do titular, data de nascimento, DIB, DER, DIP, DCB (se for o caso) e a renda atual.

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Embora não haja um horário fixo, eles costumam ocorrer nas primeiras horas do dia. Desse modo, ficam disponíveis até às 9 horas do dia previsto para isso. Portanto, o benefício cai na conta a partir do início da manhã até as 9 horas.

Para consultar o valor a receber, o beneficiário deve acessar o site do INSS ou aplicativo Meu INSS (Android e iOS), fornecendo sua senha e login de cadastro no portal gov.br.

Para saber qual a data de pagamento do benefício, o interessado deve consultar o calendário disponibilizado pelo INSS. O calendário pode ser encontrado no site do Meu INSS e no aplicativo. A data, como mencionado, será estabelecida conforme o valor do benefício e o número do cartão de benefício.

Quais informações constam na carta?

  1. Identificação do titular e número do benefício;
  2. Valor mensal do benefício;
  3. Memórias de cálculo;
  4. Forma de pagamento;
  5. Data da solicitação, concessão e pagamento do benefício;
  6. Número do NIT;

O prazo para começar o pagamento de um benefício do INSS após a perícia é de 45 dias. No entanto, pode chegar a 90 dias, caso o órgão solicite uma prorrogação justificada desse prazo.

Que foi firmado; que se encontra ajustado; decidido: contrato concluído entre a empresa e seus funcionários.

Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Continuar lendo O que é Sibe?