O que significa Si vis pacem para Bell?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Si vis pacem para bellum é uma expressão do latim, que traduzida para o português significa "se quer paz, prepare-se para a guerra".

Se queres a paz, prepara-te para a guerra, diz o antigo provérbio romano. A ideia que sustenta essa máxima é a de que uma sociedade ou um grupo reconhecidamente forte e preparado gera respeito, ou ao menos receio, em outros grupos, que assim evitarão atacá-lo.

[Popular] Expressão usada com sentido popular para enfatizar que, para que algo algo bom aconteça, algo ruim terá de acontecer. Etimologia (origem de si vis pacem, para bellum). Do latim si vis pacem, para bellum.

"Bellum omnia omnes" ou Bellum omnium contra omnes é a tradução para o latim da expressão "A guerra de todos contra todos". É nesse estado que Thomas Hobbes entende que viverá a humanidade em uma situação de estado natural (pré-social), descrita em sua obra Leviatã.

Escrito ao longo de cinco anos, a partir de 1865, Guerra e paz foi lançando em 1869, em seis volumes. O próprio Tolstói adiantou 4.500 rublos ao tipógrafo.

Significado de Parabelo
substantivo masculino Pistola automática, outrora usada pelo exército alemão.

O que significa a frase O homem é o lobo do homem:
Esta afirmação apresenta a transfiguração do homem como um animal selvagem, consiste em uma metáfora que indica que o homem é capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie.

Hobbes afirma que no estado de natureza os homens podem todas as coisas. Por isso, eles utilizam todos os meios disponíveis para consegui-las. No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las.

Pantheon: Thomas Hobbes: da guerra de todos contra todos ao todo poderoso estado Leviatã

Os painéis Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que eu já fiz. Dedico-os à humanidade”. A frase, dita pelo artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962), tenta explicar a grandiosidade dos painéis que estão em exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo, até dia 20 de maio.

Após finalizar o romance Anna Karenina, Tolstói, no final da década de 1870, entrou em crise existencial e acabou encontrando a fé cristã. No entanto, fez duras críticas à igreja ortodoxa russa e foi excomungado em 1901. O autor defendia que as igrejas cristãs eram corruptas e destoavam do verdadeiro cristianismo.

O livro narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte (notadamente as guerras napoleônicas na Rússia). A riqueza e realismo de seus detalhes assim como suas numerosas descrições psicológicas fazem com que seja considerado um dos maiores livros da História da Literatura.

A paz deve ser um bem coletivo, transformador, que começa a partir do indivíduo, do ser humano, pois ninguém consegue viver em harmonia, se estiver em conflito com os outros. É ser o primeiro a estender a mão para ajudar o próximo e ter prazer no dever cumprido.

Nessa perspectiva, ter paz significa se sentir de modo que os pensamentos e emoções estejam equilibrados e em harmonia; e que, por conta disso, não exista desejo ou ímpeto de infringir sofrimento nem a si, nem a qualquer outro ser vivo.

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” “O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio.” “Liberdade não é fazer o que se quer, mas querer o que se faz.” “Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.”

Quem está nas trincheiras ao seu lado importa mais do que a própria guerra, como diz a sabedoria da internet (numa frase atribuída sem comprovação ao Hemingway).

Quanto maior for tua batalha, melhor será o sabor de tua vitória; Quanto maiores às dificuldades em tua vida, maiores serão os méritos por ter vencido!

1. Esganifado. Pessoa que come muito, principalmente na casa dos outros; "morto de fome"; comilão.

Fecundo; que produz em abundância; que tem muita capacidade produtiva.

Tirar ou raspar as rebarbas de (objetos de escultura). Raspar e gastar com instrumento próprio as rebarbas de. Etimologia (origem da palavra rebarbar). Rebarba + ar.