O que significa shot no roteiro?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Chamamos de PLANO (em inglês, “SHOT”) tudo que é mostrado para o espectador de forma contínua, isto é, como uma sucessão de imagens em movimento sem interrupção de qualquer tipo.

CENA - Unidade dramática do roteiro, seção contínua de ação, dentro de uma mesma localização. Seqüência dramática com unidade de lugar e tempo, que pode ser "coberta" de vários ângulos no momento da filmagem.

Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas, ou por pessoas em peças teatrais ou programas televisivos, ou executadas por um programa de computador. O termo é uma redução da palavra inglesa manuscript, que significa “manuscrito”, “escrito à mão”.

Fade – é quando a passagem entre um plano e outro ocorre de forma gradual, sendo o estado intermediário uma imagem neutra (tela preta, tela branca ou de qualquer cor). Fade-Out – é o desaparecimento gradual do Plano A até uma imagem neutra. Fade-In – é o aparecimento gradual do Plano B a partir de uma imagem neutra.

Som Diegético: Todos os sons presentes no universo ficcional em que se passa a ação. São aqueles que os personagens e público conseguem escutar.

Se você necessita de flashbacks em seu roteiro, trate-os como cenas separadas e escreva (FLASHBACK) no Nome da Cena relevante. JOVEM PERSONAGEM #1 Se for importante, você pode incluir um ano ou data específica.

A sinopse deve, então, mostrar todo o potencial da história, inclusive por ser geralmente o primeiro contato que o público tem com o documentário, e possibilitar que as pessoas se interessem, ou não, por assistir ao filme.

Um roteiro pode levar anos para ficar pronto, como também pode surgir em dias. Depende do tamanho, do desafio, da pesquisa, da ideia. Principalmente no caso de longas-metragens para cinema, é um trabalho cansativo, que exige disciplina, estudo, leitura e muitas horas no computador diariamente.

Estrutura de um roteiro ou a jornada do herói
Como toda boa história, um roteiro tem começo, meio e fim. Portanto, nada mais natural do que dividi-lo em 3 atos. No 1º, será apresentada a personagem com suas características. O 2º ato mostra a cadeia de eventos que vai mudar a vida dessa personagem.

Um roteiro de longa-metragem tem, em média, de 90 a 110 páginas, com cenas que variam entre 1 a 2 páginas. Sendo assim, um roteirista deve escrever 70 a 100 cenas em um roteiro.

Não existe regra, mas existe uma média. A maioria dos atos inclui de três a cinco cenas, e a maioria das séries de TV tem quatro atos, ou seja, entre 12 e 20 cenas em um único episódio.

Encerramento do roteiro: após finalizar o roteiro e escrever a última linha, é importante indicar que a história acabou. Para isso, dê um espaço duplo (aperte o enter 2 vezes) e escreva a palavra FADE OUT. Dê mais um espaço duplo e redija a palavra FIM, centralizando-a na página.

A tag <script> pode aparecer em qualquer lugar da página, inclusive na área de cabeçalho (dentro da tag <head> ... </head>). A diferença neste caso é que, quando incluído na área de cabeçalho, o script será executado antes da página começar a ser exibida pelo navegador.

O código de script adiciona interatividade à sua página. O código de script pode responder a eventos, chamar métodos e alterar propriedades em tempo de execução.

Continuar lendo O que significa um shot?