O que significa Shiva na Índia?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

Ele tem em uma das mãos o Damru, uma espécie de ampulheta que emite um som como a passagem do tempo. Em seus cabelos vem o rio Ganges.

As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.

Lakshmi

Lakshmi é a deusa indiana da prosperidade, da riqueza, da fertilidade, da boa colheita e protetora das crianças. É esposa de Vishnu, sendo a fonte de seu poder.

Shiva Nataraja, o Rei da Dança ou o Senhor da Dança é uma das representações mais conhecidas do Deus hindu Shiva. É visto como a conexão entre religião, ciência e arte, e também como uma imagem única de Shiva como criador, preservador e destruídor do universo.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como " o destruidor e regenerador " da energia vital; significa o " benéfico ", aquele que faz o bem.

“Em nome da Amada Poderosa Presença de Deus, EU SOU O QUE EU SOU, e pelo poder da chama trina em meu coração, eu chamo e comando o Senhor Shiva para nos libertar aqui e agora de tudo o que for menos que a Vontade de Deus.

Os devotos passam a noite em vigília e desfilam pelas ruas com fantasias, rezam, meditam, jejuam, visitam templos, cantam mantras e fazem oferendas para Shiva —especialmente leite, manteiga, iogurte, mel e açúcar. Os sadhus (homens sagrados do hinduísmo) também consomem maconha durante a festa.

Como esposa de Shiva (que era um asceta mas que, mesmo assim, foi levado ao casamento graças à determinação de Parvati), Parvati representa a unidade entre homem e mulher.

A tradição nasceu na religião Hindu, onde os deuses usam os animais como veículo, meio de transporte. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi. Além de carregar Shiva, o bovino, teria o papel de controlar os impulsos do Deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.

Lingam de Shiva é uma pedra sagrada da religião Hindu. A Lingam de Shiva é encontrada em um único lugar no mundo: o rio Narmada, ele divide o Norte e o Sul da Índia um dos locais mais sagrados da Índia. Suas cores variam com vários estipes marrom, vermelho ou cinza com manchas sobre as pedras.

Parvati é a segunda esposa de Shiva, deus da destruição e transformação. Uma curiosidade sobre o casal é que a esposa anterior do deus, Sati, era uma encarnação de Parvati. Ou seja, ela sempre foi a única esposa do deus.

Algumas das divindades mais importantes são Brahma, que representa a força criadora do Universo; Ganesha, deus da sabedoria e da sorte; Matsya, que salvou a espécie humana da destruição; Sarasvati, deusa das artes e da música; Shiva, deus supremo, criador da Ioga; e Vishnu, responsável pela manutenção do universo.