O que significa ser você mesmo?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Estamos tão acostumados a olhar, admirar e até imitar os outros que muitos se tornaram autômatos sociais.

Ser eu mesmo é entender, possuir, reconhecer, apreciar e expressar tudo que eu sou. É incluir tudo dentro de si, o que é bom e o que é ruim ou a luz e a escuridão. Ser eu mesmo, é um desafio diário de evolução e crescimento do ser humano. É ser honesto sobre si mesmo e sobre o outro.

É continuar com suas responsabilidades, mas não deixar as vontades de lado. Viver em função apenas do que é necessário vai, aos poucos, transformando você em alguém amargo, sem sonhos e sem emoções.

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.

Bom mesmo é estar bem consigo mesmo, sentir-se leve, firme, estar com o coração limpo, se sentir bem não porque tem tudo mas sim porque tem o mais importante: paz no coração. Quando a gente está bem com a gente mesmo, as coisas fluem de uma forma diferente, existe sintonia, alegria, emoção, tudo acontece de bom.

Como saber se estou sendo egoísta ou praticando autocuidado?

  1. Pense como o outro se sentiria no seu lugar caso você fizesse o mesmo. ...
  2. Repense e analise alguns pontos. ...
  3. Faça anotações e elenque prós e contras. ...
  4. Procure um profissional de saúde.

Tenha claro quem você quer ser (e deixe de lado quem você “deveria” ser)

  1. Pense em como você gostaria de ser ver daqui a cinco anos. Seja específico sobre como você se vê, em que atividades você se envolve, e quem ou o que o rodeia.
  2. Tente entender por que você quer ser este tipo de pessoa.

O texto diz: “para que os que vivem não vivam mais para si mesmos”. O pecado é o egoísmo, é quando a pessoa vive para si mesmo. Muitas pessoas acham que precisam buscar as coisas, mas não são as coisas deste mundo que vão completar a vida delas. Quem vive para si é egoísta.

Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo. (...) Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e se abaixa.

Constrói autoestima
O autoconhecimento ajuda você a ter uma noção de si mesmo. É possível saber quais são seus pontos fortes e fracos. Isso aumenta sua confiança, o que contribui positivamente para sua aceitação própria. Assim, não tem medo do fracasso e se torna ciente de suas limitações.

Os benefícios são sentidos por quem está à volta, mas quem ganha mesmo é a própria pessoa que se descobre, haja vista que, quando conseguimos dar um passo no sentido de evoluirmos, ganhamos mais segurança, domínio, estabilidade emocional, autoestima e amor próprio.

Isso pode variar de raiva, tristeza, nervosismo e até felicidade. Pessoas que não têm consciência de como suas emoções podem ser aproveitadas e manuseadas, perdem influência sobre os outros e geralmente são vistas “como fracas”. Controlar as reações emocionais é tão importante quanto qualquer habilidade de comunicação.

divididos em oito áreas ou oito diferentes aspectos, como nos ensina Di Stéfano: - físico; - emocional; - intelectual; - profissional; - financeiro; - lazer; - relacionamentos (inclui a família); e, - espiritual.

Autoconhecimento é reconhecer tudo aquilo que afeta o seu bem-estar. Isso significa saber quais são as coisas das quais você gosta, seus sonhos e aspirações, e tudo aquilo que contribui para a sua felicidade. Assim como as coisas que você não gosta e que deixam você infeliz.

Desenvolva hábitos que colaborem com a sua saúde física e mental. Faça uma alimentação equilibrada, pratique exercícios físicos, leia bons livros, faça psicoterapia, meditação, orações e tudo aquilo que possa produzir seu bem-estar. Quanto mais conhecimento de si mesmo, mais confiante você será.

Para ouvir a Voz de Deus, temos que nos desconectar das vozes do mundo, ou seja, temos que nos empenhar para ter um momento a sós com Ele, buscá-lO e concentrar nossos pensamentos em Sua Palavra.

  1. Fale sobre assuntos que sejam do interesse das pessoas.
  2. Entenda que COMO você fala é tão importante quanto O QUE você fala.
  3. Faça um contato visual forte.
  4. Divirta-se.
  5. Dê energia para a sua voz.
  6. Preste atenção na comunicação não verbal.
  7. Veja também: