O que significa ser uma tentação?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma pessoa que está sob tentação, literalmente ela está sendo motivada e induzida a transgredir a Lei de Deus e fazer aquilo que é moralmente incorreto e contrário à vontade do Senhor. Mas o verbo “tentar” traduz na Bíblia alguns termos hebraicos e gregos que não necessariamente possuem esse sentido mau.

A palavra tentação deriva do latim “tentatio,onis”, derivada de “tentatum”, de “tentare”, com sentido de tentar, buscar obter, insistir.

* 1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

A tentação é o chamamento do mal. Podemos ser tentados por nossa própria natureza pecaminosa, pelo pecado que está à nossa volta no mundo ou pelo diabo. A tentação procurar criar o desejo de pecar (Tiago 1:14-15). O desejo depois leva ao ato, se não ficamos de alerta e resistimos.

O objetivo da tentação de acordo com a visão do mal é derrubar o cristão para que assim ele não seja útil no Reino de Deus. Já o Senhor permite a tentação não para conhecer-nos, Ele é onisciente, conhece tudo e todos ao mesmo tempo.

Próximo a ceder à tentação; seduzido, atraído. Diz-se de tudo o que foi ou está sendo objeto de tentativa.

dissuasão

O contrário de tentação é: Principais antônimos de tentação: 1 dissuasão, despersuasão.

TRÊS AGENTES DA TENTAÇÃO: A CARNE, O MUNDO E O DIABO.

Sempre seremos tentados, temos então que aprender a resistir as tentações sem “cair”. A tentação vem antes do pecado, no momento em que somos tentados ainda não pecamos, por isso precisamos aprender a resistir às tentações, para não pecarmos, pois o pecado nos afasta de Deus.

tentar (verbo) -

Contudo, ele demonstrou um perdão sincero. José foi tirado de casa e vendido como escravo; foi alvo da sedução na casa de Potifar; e sofreu em uma casa de detenção — mesmo assim, permaneceu fiel ao Senhor. Ele triunfou sobre a tentação.

No deserto, Jesus foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. 5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser.

6- Os tempos difíceis não duram para sempre – 'Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.' (Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41.

O roteiro estabelecido por Deus para levar Saul à condição de capitão, serve para nós como ensinamento de que "os caminhos do Senhor são perfeitos", embora não entendamos certas situações difíceis que atravessamos em nossas vidas.

As provações visam a nossa promoção. Deus sempre tem um propósito para cada um de nós quando estamos sendo provados. Que o Senhor nos abençoe para que possamos entender o seu propósito para nossas vidas. Saiba mais sobre o assunto no livro “Provações e seus Propósitos”.

É importante que saibamos não apenas que Jesus não tem pecados, mas também que Ele “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. (Hebreus 4:15) Ele compreende a tentação porque passou por ela e resistiu. Ao ler Mateus 4:1–11, observe o perfeito exemplo que Ele deixou para nós sobre como vencer a tentação.