O que significa ser uma festa pagã?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Eram rituais de fartura e abundância em todos os sentidos, no âmbito alimentar e na relação entre as famílias: casamentos, batizados e compadrio."

Existem muitas festas pagãs como os Carnavais, os Dias das Bruxas, feriados católicos (por causa da idolatria), rodeios, Farras do Boi, Natais paganizados, touradas e muitas outras.

Etimologicamente, a palavra "pagão" se originou a partir do latim paganus, que significa "aldeão", ou seja, uma pessoa que vive numa aldeia rústica. A partir do século IV, no entanto, este termo passou a ser usado pelos cristãos para se referir aos indivíduos que ainda acreditavam nos antigos deuses romanos.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

João é um grande homem de Deus, e a gente não comemora. Por isso tiram a cabeça dele e falam isso”, diz. Os três livros bíblicos que citam a decapitação de João (de Mateus, Marcos e Lucas), no entanto, não têm essa menção.

Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João. Outra origem da tradição junina é a pagã, ou seja, anterior ao cristianismo. As celebrações homenageavam deuses da natureza e da fertilidade.

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

Festas judaicas: conheça as celebrações mais tradicionais dessa cultura

  • Festas Judaicas e seus significados.
  • 7 festas judaicas anuais.
  • Ano novo judaico, Roch Hashaná
  • Festa das Semanas, Pentecostes.
  • Casamento Judaico.
  • Bar mitzvah e Bat mitzvah.

No mundo antigo de fato haviam diversos mitos sobre deuses que eram ressuscitados e a maioria deles baseados na celebração do equinócio da primavera, o maior culto a celebração da vida após o inverno.

orco | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.

13 sinônimos de pagã para 1 sentido da palavra pagã: Sem religião: 1 ímpia, descrente, herege, ateísta, irreligiosa, ateia, incrédula, herética, cética, profana, descrida, sacrílega, nefanda.

O ensino de que a Bíblia proíbe o cristão de comemorar aniversários, conforme ensinado por alguns, não possui embasamento.

O aniversário é um dia para celebrar a vida que Deus deu. A vida é um dom de Deus e devemos aproveitá-la! No aniversário lembramos que Deus nos sustentou ao longo de mais um ano. A vida passa rapidamente.