O que significa ser um ser ético?

Perguntado por: lsilva . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano.

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

Na atualidade a ética abrange uma vasta área, podendo estar relacionada com temas ligados ao ambiente familiar, escolar, profissional, econômico, social e político. Existem códigos de ética profissional que indicam como o indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano, filosofia moral. O objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações.

Assim, podemos concluir que a conduta ética profissional nada mais é do que agir de acordo com os valores morais vigentes na sociedade, sem prejudicar os demais.

Definição de Ética: O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL
Nesse sentido, ser ético profissionalmente é contribuir para o bom andamento das atividades e beneficiar o clima organizacional de forma sadia e harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador desenvolve suas tarefas com mais confiança, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

Como você pôde contemplar neste artigo, a ética profissional é um abrangente conceito que determina todas as práticas e condutas que devem fazer parte do ambiente de trabalho, assim como também estabelece os comportamentos que não devem ser aceitos.

A importância da ética
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.

Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente. “Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.

Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não existe. É um termo relacionado à uma ação que se opõe a algum valor, regra, princípios orientam o comportamento humano em relação à sociedade ou relações em grupos.

Neste sentido, podemos citar: ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Antiética: Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

Tipos de ética

  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

Ser uma pessoa ética e cidadã é agir honestamente, com responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça, pregando sempre a paz e dizendo não a violência.