O que significa ser um artista?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Tecnicamente, um artista é uma pessoa que trabalha criando arte. E isso pode significar se envolver com música, desenho, teatro, cinema, escrita, fotografia, etc. Pode-se dizer que os artistas são pessoas que trabalham com criatividade. Para se expressar dessa maneira é preciso ter tanto técnica quanto sensibilidade.

A arte é uma forma do ser humano se expressar. Apesar de ser realizada nos mais variados meios, linguagens e técnicas, os artistas geralmente compartilham o desejo de transmitir sentimentos e emoções. O questionamento sobre o conceito de arte é complexo e divide muitas opiniões.

Acima de tudo, ter talento e dedicação é essencial para se alcançar esse objetivo. Além disso, é necessário estudar constantemente e aprender sobre as novas técnicas do mercado, construir uma rede de contatos sólida, ser criativo e inovador e, por fim, acreditar em si mesmo como artista.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

O tipo de personalidade Artístico é criativo e entusiástico
As suas ideias podem nem sempre agradar aos outros, mas a oposição não os desencoraja durante muito tempo.

A mente de uma pessoa criativa geralmente é observadora, inquieta, “rebelde”, extremamente focada em assuntos de seu interesse – traço que inclusive pode ser confundido com síndromes ou doenças como autismo, bipolaridade e hiperatividade ou TDAH.

A diferença é que o tempo de vida físico de uma pessoa é bem menor que uma obra de arte. A pessoa morre e a obra de arte permanece. É ela que vai contar a história de quem a criou e a História na qual ela foi criada. Daí reside a força, a importância e o valor de uma obra de arte.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

Duchamp é considerado o artista conceitualista mais importante. A sua obra “Fonte” é até os dias de hoje uma das obras conceitualistas mais conhecidas. Além de Marcel Duchamp, Joseph Kosuth, Sol Lewitt, Yoko Ono e John Baldessari, são outros artistas conceitualistas bastante conhecidos pelo mundo.

Nesse manifesto, ele classificou a arte em sete tipos.

  • música.
  • dança.
  • pintura.
  • escultura.
  • teatro.
  • literatura.
  • cinema.

Como você pode viver da sua arte?

  1. Capacite-se na sua área e, assim, entenda o seu diferencial. Fazer o que gosta é muito prazeroso, ainda mais no campo da arte. ...
  2. Defina o seu nicho de mercado. ...
  3. Cuide da gestão do seu negócio. ...
  4. Cuide do marketing digital da sua nova marca. ...
  5. Recicle-se.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.

PARA SURGIR UMA OBRA DE ARTE, O PRIMEIRO ELEMENTO QUE SURGUE É O PONTO, É ONDE TUDO COMEÇA A PARTIR DELE QUE SURGEM OS OUTROS ELEMENTOS. O PONTO: PONTOS GRANDES, PEQUENOS, COLORIDOS E AGRUPADOS.