O que significa ser pessoa radical?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

substantivo masculino e feminino Pessoas inflexível, intransigente, que não tem em consideração a opinião ou a maneira de pensar dos demais.

QUAL A ORIGEM DA PALAVRA RADICAL? Conforme dicionário etimológico (Etimologia é o estudo gramatical da origem e história das palavras, de onde surgiram e como evoluíram ao longo dos anos.), na língua portuguesa a palavra “radical” originou-se a partir do latim “radicalis”, que significa “relativo à raiz”.

Radiciação é a operação que realizamos quando queremos descobrir qual o número que multiplicado por ele mesmo determinada quantidade de vezes, dá um valor que conhecemos.

O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc.

Radical no sentido de uma reflexão que busque a raiz, a origem, os fundamentos, do problema ou da questão analisada. Um pensar que não vá às raízes de uma determinada questão, é um pensar ingênuo, fruto de uma consciência ingênua.

O contrário de radical é: 1 comedido, moderado. 2 ameno, ajuizado, conciliador, sensato, sóbrio, pacífico, delicado, brando, suave, sério, judicioso, parco, sossegado, sereno, ordeiro.

O radical contém a raiz, a base da significação, mas ele muitas vezes também carrega consigo um afixo derivacional.

Procedendo do mesmo modo para as palavras acima, teremos: Felic-idade e in-feliz-mente. Os radicais são, pois, felic e feliz.

Em nosso país, os radicais eram os republicanos, defensores de transformações na situação vigente no século XIX, ou seja, fim da monarquia e dos privilégios da Igreja Católica, por exemplo. Em suma, o Radicalismo é uma oposição ao Conservadorismo, mais afeito à manutenção dos padrões sociais.

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Quando se deseja transformar uma expressão em apenas um radical, pode-se introduzir um fator externo no radicando. Para isso, o termo adicionado deve possuir o expoente com mesmo valor do índice.

Sufixos: colocados depois do radical. São vogais ou consoantes de ligação que entram na formação das palavras para facilitar a pronúncia. Existem em algumas palavras por necessidade fonética.

Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.

A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.