O que significa ser o personagem principal do texto e do contexto?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O que significa ser personagem principal do texto e do contexto? Ser personagem principal do texto e do contexto significa ser o elemento central. Fundamental: ser o leitor do texto, aquele que executa o ato de ler, e ser o disseminador dos sentidos do texto.

Protagonista é sempre o personagem principal da história.

As Personagens Principais são aquelas que desempenham o papel central, sendo fundamentais para o desenvolvimento da trama. Podem ser classificados em Protagonistas e Antagonistas.

Ele é fruto de um extenso trabalho de observação e reflexão do escritor. O personagem principal de uma história, assim como todos nós, é munido com um conjunto de personalidade, histórico, valores e experiências que fazem dele um ser único, passível de erros e acertos.

Uma boa apresentação de personagem traz uma boa descrição do mesmo e apresenta quem ele é e o que o leitor pode esperar dele. Mas é claro que sempre devem haver elementos “ocultos” que incentivem a mente de quem lê, isso proporciona uma maior imersão na história.

Enquanto o protagonista experimenta a história, o Personagem Principal vê e conta a história.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)

Quais são os tipos de personagens?

  • Protagonista. Os protagonistas são um daqueles tipos de personagens nos quais o enredo é centrado. ...
  • Falso protagonista. ...
  • Coprotagonista. ...
  • Antagonista. ...
  • Oponente. ...
  • Coadjuvante. ...
  • Figurante.

Na verdade, a história é contada através das ações tomadas por elas. Por esse motivo, as personagens são fundamentais para a composição de uma narrativa. Mas como identificar uma personagem? Através de suas ações, como foi falado, e também pelos pensamentos, sentimentos e características expostos.

O narrador personagem está presente na história como personagem e narra os acontecimentos em primeira pessoa. Ele, portanto, participa da ação e seu conhecimento das coisas se limita ao que vê e sabe sobre os outros personagens.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.

O enredo é o elemento responsável pela construção da história e é estruturado, em sua forma padrão, em apresentação, complicação, clímax e desfecho. O narrador é aquele que atribui um foco narrativo, isto é, um ponto de vista.

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.