O que significa ser o camisa 8?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Bingo: é exatamente o 8. Ele está sempre reforçando o ataque, mas não é um atacante; está o tempo todo protegendo a defesa, mas não é um zagueiro. Não pode ser um mero caçador, porque precisa criar na frente; não pode ser um simples criador, porque precisa caçar atrás.

Com numeração definida, Elias veste a 8 e Robinho leva a 20 na Copa América.

O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

Após ceder a camisa 13 para Rafinha, o volante Luan será o novo herdeiro da 8 do São Paulo. O Tricolor fez um vídeo relembrando diversos ídolos do Tricolor que utilizaram o número na história.

Toni Kroos. Logo após Kaká deixar o Real Madrid, Toni Kroos herdou a camisa 8 – e segue no clube até hoje fazendo história com atuações incríveis. Nesse sentido, o jogador é conhecido pela sua elegância e pelos passes precisos. Na temporada 2021/22, teve média de 77 passes por partida, com uma taxa de 95% de acerto.

João Cancelo agora usará a camisa 7, que era de Sterling - o atacante transferiu-se para o Chelsea. + Mata-mata: qual camisa mais inusitada da temporada 2022/23? O polivalente lateral português já havia utilizado o número em suas passagens por Internazionale e Valencia. No City, utilizou o 27 nas últimas temporadas.

Numeração de jogadores do Flamengo passa por mudanças em relação a 2022. O Flamengo começou os trabalhos para a nova temporada a todo vapor. Com a chegada de Gerson, Thiago Maia colocou a camisa 8 à disposição, mas o 'Coringa' preferiu usar a 20.

Na temporada 2022/2023, 13 jogadores estão listados com a camisa 6: LeBron James, Alex Caruso, David Durke, Jalen McDaniels, Hamidou Diallo, Kenyon Martin Jr, Luca Vildoza, Jordan McLaughlin, Quentin Grimes, Jaylin Williams, Keon Johnson, Nickeil Alexander-Walker e Kristaps Porzingis.

O camisa 9, apesar do talento enorme para concluir as jogadas, é um atacante de mobilidade. Pode jogar como uma referência, mas também como um segundo atacante e até pelas beiradas do campo.

O maior artilheiro da história do futebol em jogos oficiais tem o apelido de CR7. Ele já usou o número no Manchester United, no Real Madrid, na Juventus e na seleção de Portugal. O grande craque norte-irlandês, entre os muitos números que utilizou no Manchester United, vestiu a sete em temporadas de maior destaque.

Lucas Paquetá manteve a camisa 7, que tem usado já há algum tempo na seleção brasileira. Entre as mudanças está a camisa 11 dada a Raphinha.

Brincadeiras a parte, tivemos no futebol um jogador a atuar com a camisa número 0. O atacante marroquino Hicham Zerouali, quando atuou pelo Aberdeen da Escócia, decidiu utilizar essa numeração para fazer trocadilho com seu sobrenome. Logo, a Scottish Premiership proibiu o uso do número.

Talvez o natural fosse o camisa 4 entrar pelo lado direito da defesa (como aconteceu em todos os outros países), mas possivelmente para manter a numeração sequencial, ele foi jogar pelo lado esquerdo. O camisa 4 se tornou, então, o “quarto zagueiro”. Foi assim que nasceu a tradição.

A 22 de Lautaro Martínez, por exemplo. O atacante argentina é um dos candidatos a brilhar na Copa do Mundo do Catar. Recomenda-se respeito ao iluminado Federico Chiesa, talismã da Itália no título da Eurocopa.