O que significa ser Gnatostomado?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

c) Gnatostomados (Gnathostomata): vertebrados com maxilas e nadadeiras pares, além de um terceiro canal semicircular no ouvido interno. Excluindo-se alguns representantes fósseis, os gnatostomados dividem-se em Chondrichthyes e Osteichthyes. Maior parte é marinha, de águas rasas até grandes profundidades.

Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes.

Os maxilares surgiram a partir de mudanças moleculares, embrionárias e genéticas dos arcos faríngeos e do complexo naso-hipofisial auxiliando não só na predação, mas em estabelecer um melhor fluxo de água sobre as brânquias – abrindo e fechando a boca de forma mais eficaz.

Funções das maxilas O aparecimento das maxilas foi uma novidade evolutiva massiva que se refletiu não só na evolução de características dos predadores, mas também das presas e abrangem tanto as estratégias de captura de presas quanto habilidades de fuga.

Os agnatos, ou ciclostomados, são peixes caraterizados principalmente pela ausência de mandíbula e pela boca circular sugadora. Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa.

Craniata é um clado que inclui as mixinas (Myxini = Hyperotreti) e os vertebrados (Vertebrata), ou seja, todos os animais com crânio, quer este seja de tecido ósseo ou cartilaginoso. Pertencem a este grupo todos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Quais os grupos de peixes?

  • Condrictes (peixes cartilaginosos)
  • Osteíctes (peixes ósseos)
  • Ciclóstomos (agnatos)

vertebrados

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, de corpo recoberto de escamas, respiração branquial e pecilotérmicos, ou seja, não controlam seu próprio metabolismo. São encontrados em água salgada e doce, os peixes surgiram há, aproximadamente, 530 milhões de anos, durante o período Devoniano.

As feiticeiras, indivíduos da Classe Myxnini, são marinhas, tendo cerca de 14 espécies como representantes. Carnívoras, se alimentam principalmente de pequenos crustáceos e peixes mais lentos, com auxílio de seis tentáculos, localizados na boca, e pequenos dentes.

Com a mandíbula, os peixes podem abrir a boca de uma forma bem grande. Dessa forma, eles podem pegar suas presas ou seus predadores. Esse fato faz com que eles tenham uma maior vivência no ambiente aquático, além de melhorar sua defesa.

As feiticeiras, em geral, alimentam-se de cadáveres ou de pequenos invertebrados bentônicos. Ocorrem na plataforma continental e no mar aberto, em profundidades em torno de 100 metros. Possuem hábitos necrófagos.

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

Soldados. São os cupins responsáveis pela defesa do cupinzeiro contra invasores. Eles são estéreis como os operários e possuem mandíbula mais desenvolvida para expulsar os inimigos.

Fique com a boca fechada, empurre e levante o maxilar e o lábio inferior, alongando a parte abaixo do queixo. Os resultados são obtidos quando se permanece nesta posição em torno de 10 a 15 segundos entre uma repetição e outra.

peixes

Os peixes representam o maior grupo de vertebrados em número de espécies. Eles ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos, além das águas-doces dos rios, lagos e açudes. Esses seres são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com o ambiente.

Os craniados são representados pelos peixes conhecidos como feiticeiras ou peixes-bruxa e pelos grupos vertebrados.

Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite. Atualmente existem mais de 5.300 espécies de mamíferos conhecidas, sendo o ser humano uma dessas.