O que significa sentir um vazio no estômago?

Perguntado por: iibrahim9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se você sente uma constante sensação de fome no estômago, pode estar comendo menos do que o seu corpo pede. Essa reação é muito comum entre as pessoas que vivem fazendo dieta restritiva. Quem come um número de calorias muito baixo ao longo do dia, passa por muitas privações.

Sintomas da gastrite

  1. indigestão;
  2. azia;
  3. dor de estômago intensa;
  4. perda de apetite;
  5. náuseas e vômito;
  6. sensação de estufamento;
  7. presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.

Náusea, gases, sensação de “bola” no estômago, estômago pesado, dor, refluxo, vômito

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Você não dá tempo de ter a sinalização de hormônios da saciedade e, aí, a sensação de fome acontece”, explica a especialista. Além disso, a hidratação ao longo do dia é essencial para uma boa digestão e, consequentemente, para a sensação de satisfação após a ingestão dos alimentos.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Fatores hormonais, nutricionais ou até emocionais podem ser a causa de tamanho apetite. A fome é a sensação fisiológica que o organismo produz quando precisa de energia e nutrientes. O estômago vazio libera um hormônio chamado grelina, que age diretamente no cérebro e ativa a sensação de fome.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo. Intestino: Enjoo, fortes dores abdominais, prisão de ventre com distensão ou diarreia.

Os sintomas mais comuns de desconforto estomacal
Eructação, náuseas e sensação de inchaço (dificuldade de digestão ou digestão lenta) são os sintomas mais comuns do desconforto estomacal. A maioria das pessoas com indigestão sente dor e desconforto na área do estômago ou do peito.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Alguns pacientes com câncer de estômago têm problemas com náuseas, diarreia, sudorese e rubor após comer (síndrome de dumping). Quando parte ou todo o estômago é removido, o alimento digerido passa rapidamente para o intestino, provocando esses sintomas após a ingestão. Esses sintomas geralmente melhoram com o tempo.

Vômito com sangue ocorre em cerca de 10% a 15% dos casos de câncer de estômago. Além disso, podem ser observadas alterações como sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

Condição bastante relacionada com doenças metabólicas, como o diabetes, a polifagia (também conhecida por hiperfagia) se caracteriza pela fome excessiva e pela vontade de comer acima do normal, que não cessa mesmo que a pessoa se alimente.

grelina

A grelina é o hormônio responsável pela fome que ataca quando chega a hora do almoço. Pesquisas mostram que os níveis de grelina na circulação aumentam uma a duas horas antes das principais refeições do dia e que voluntários, ao receber injeções de grelina, experimentam aumento significativo do apetite.

A H. pylori é uma bactéria que se instala no estômago e provoca sintomas como dor e desconforto abdominal. Seu diagnóstico pode ser feito por exames de fezes, teste respiratório e endoscopia, e o tratamento, à base de antibióticos e inibidores de bomba de próton.

Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria. Helicobacter pylori, também conhecida como H.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação como a gastrite clássica, provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio. E surgem devido a tensões emocionais, como estresse, ansiedade e nervosismo.

Continuar lendo É vazio ou vazio?