O que significa sentir o útero vibrar?

Perguntado por: rAvila4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As tremidas e dores podem ser sinal do funcionamento das trompas ou até mesmo da ovulação, que causa certo incômodo em algumas mulheres. Mas se você está sentindo tremores e apresenta atraso menstrual, faça um teste de gravidez para confirmar.

Sim. Após a fecundação, o útero passará por alterações, como crescimento do órgão, para que ele consiga alojar o feto corretamente e protegê-lo até o final da gestação.

O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga.

Isso pode ser causado por ataques de vírus, bactérias, parasitas ou mesmo acontecer em decorrência de doenças autoimunes. Tal como outros órgãos e tecidos, o útero está sujeito a todo tipo de dor, desde a mais simples de tratar até àquela causada por doenças mais graves.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

3O teste do colo do útero consiste no toque para verificação da altura, da consistência e das características do colo uterino. 4Outras duas características do colo do útero ajudam a identificar a gravidez: se ele estiver mole e alto existe a chance de estar grávida.

“Durante o início da gestação, o colo uterino apresenta textura amolecida. Assim, essa mudança pode ser identificada pelo médico durante o exame físico”, finaliza o doutor.

Durante o período menstrual
Quando o colo do útero se abre e fica mais macio, é quando entramos em nosso ciclo menstrual. Algumas pessoas também notam que ele fica mais baixo nesse período. Ele também pode estar aberto em fase de ovulação ou no final da gestação.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Os movimentos da barriga podem ser de diversas origens e não somente por conta de uma gestação em andamento. Quando há gravidez inicial, esses tremores podem ser efeito da distensão uterina. Quando o útero começa a esticar devido à evolução da gravidez, podem provocar sintomas semelhantes às mexidas do bebê.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

Como fica o útero com 4 semanas de gravidez? Com 4 semanas de gravidez ainda não há nenhuma alteração no útero, já que o embrião ainda é muito pequeno e não ocupa nenhum espaço.

Nessas situações, é bom procurar o médico. Pode não ser nada, mas vale a pena checar, porque pode ser alguma condição como endometriose, cistos no ovário, ou a doença inflamatória pélvica – que é uma inflamação que começa na ppk mas afeta o colo do útero, o útero, trompas e ovários.