O que significa sentir gosto de sangue na boca?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O gosto de sangue na boca é algo notavelmente metálico, mas pode indicar problemas de saúde bucal. Uma higiene bucal mal feita pode causar vários problemas como infecções dentárias ou até mesmo gengivite. A gengivite é um dos principais fatores que fazem com que a boca fique com gosto de sangue.

O sangramento na gengiva ou sangramento gengival pode ser resultado de algumas doenças orais, nomeadamente, a gengivite, a periodontite ou “piorreia”, ou de diversas outras patologias da boca ou sistémicas, como veremos adiante com mais detalhe.

Pode ajudar a livrar-se de um gosto metálico na boca mastigando rebuçados de menta, evitando talheres metálicos, evitar fumar ou então experimentando diferentes alimentos para ajudar a mascarar o gosto metálico depois de comer.

“Gosto ruim na boca pode ter várias causas, entre elas, a má higienização bucal”, destaca a profissional. Outro fator responsável pelo gosto ruim na boca é a utilização de determinados remédios, como antidepressivos, tabagismo e doenças da gengiva, como periodontite e gengivite.

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

Hemorragia. No início, o câncer pode sangrar levemente, porque seus vasos sanguíneos são frágeis. Posteriormente, quando o câncer aumenta de tamanho e invade os tecidos circundantes, pode invadir um vaso sanguíneo próximo e causar hemorragia. O sangramento pode ser leve e indetectável ou detectável somente com testes.

Alguns dos sintomas de sangramento gastrointestinal são:

  1. sangue expelido pelo ânus ou nas fezes;
  2. dor abdominal;
  3. tonturas;
  4. batimentos cardíacos rápidos e pulso acelerado;
  5. fraqueza.

Chega, finalmente á conclusão de que o vomito de sangue não deriva fatalmente do estômago, antes o contrario, ha muitos casos em que tem caracteres próprios e determinados que permittem isolal-o d'uma causa nervosa.

Alguns pacientes podem apresentar sangue no vômito devido a úlceras e também a gastrite e esofagite, que são inflamações na mucosa do estômago e no esôfago, respectivamente.

A gengiva fica friável, sangra com facilidade e podem ocorrer infecções secundárias. Petéquias (pontos vermelhos) e ulceração da mucosa no palato, assoalho oral e língua também são frequentes.

Sangue na língua
Muitas pessoas apresentam sangramento na área da língua e confundem o sintoma com o sangramento das gengivas ou de feridas. É muito importante determinar de onde vem o sangue. Consulte novamente um médico se sentir constantemente o sabor a sangue na boca.

Um gosto amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado, mas é uma queixa muito inespecífica, que pode ser desencadeada por várias outras causas, como refluxo, gastrite, lesões dos dentes, lesões na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, medicamentos, ...

O fígado é o responsável por transformar amônia — uma substância tóxica — em ureia, que será eliminada na urina. Quando esse órgão não está funcionando corretamente, há um acúmulo de amônia no organismo, o que altera o paladar, deixando na boca um gosto de cebola ou peixe.

Essa sensação costuma ser conhecida como azia. Se você tem refluxo, pode desenvolver um gosto azedo ou amargo no fundo da boca. Também pode fazer com que você expelir alimentos ou líquidos do estômago para a boca. Em alguns casos, pode causar dificuldade para engolir .

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).