O que significa sentir cheiro do nada?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Fantosmia. Na fantosmia, também conhecida como alucinação olfativa, a pessoa sente um cheiro que não está presente. A mais frequente é a cacosmia, em que o indivíduo sente um odor desagradável, como de algo podre ou queimado, que não existe no ambiente, O cheiro também pode ser agradável, mas é mais raro.

O órgão da olfação localiza-se dentro do nariz e capta as substâncias químicas voláteis do ar inspirado. Quando um determinado cheiro nos chama a atenção, o investigamos olfatoriamente, aumentando a freqüência de inspirações curtas e dilatamos as narinas. O nariz também participa do processo respiratório.

Já que estamos falando do cigarro, um dos odores que mais as pessoas relatam sentir é justamente o odor do tabaco. Muitos sentem também o odor de álcool e, quando isso ocorre, é muito provável que existam espíritos alcóolatras rodeando a pessoa. Há histórias de Chico Xavier a esse respeito.

Por exemplo, alguns aromas servem para despertar nosso corpo e outros sentidos. Neste caso o cheiro de perfume que aparece do nada é uma forma de sensibilidade do corpo que age alimentando sensações prazerosas. Ou seja, nosso corpo grava qualquer aroma que aguça seus sentidos e os repete com o tempo.

O início de qualquer mediunidade é com a manifestação de espíritos pouco evoluídos e mesmo rústicos. Para o caso de efeitos físicos, surgem espíritos zombeteiros que fazem brincadeiras perturbantes. Por exemplo, o caso do aporte. Objetos que mudam de lugar ou que desaparecem.

Como sinal, podemos reconhecer que a mediunidade olfativa ocorre para nos lembrar da presença de alguém próximo a nós que faleceu. Ocasionalmente, uma pessoa pode sentir a presença de um falecido amado e sentir que ele existe em determinados momentos para oferecer conforto ou apoio.

Mediunidade, ou canalização, é a prática de supostamente mediar a comunicação entre os espíritos dos mortos e pessoas vivas. Os praticantes são conhecidos como "médiuns". Entre as formas mais conhecidas de mediunidade estão o transe, as mesas girantes e o tabuleiro ouija.

Olfato

Olfato o Sentido mais poderoso do ser humano.

Os cheiros são armazenados em forma de aprendizado, constituindo memórias de longo prazo que ficam então armazenadas no hipocampo e podem ser associadas à emoções. Dessa forma, quando sentimos um cheiro que nos lembra algo, podemos despertar por meio do sistema límbico, emoções boas ou desagradáveis.

A equipe identificou dez qualidades básicas de odor: perfumado, amadeirado, cítrico, químico, mentolado, doce, pipoca, limão, picante e podre.

É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

Conheça Maximón, santo da Guatemala que é mulherengo, fumante e bebedor - 22/09/2022 - UOL Nossa.

O perispírito, na região correspondente ao sistema respiratório, fica, graças ao fumo, impregnado e saturado de partículas semi-materiais nocivas que absorvem vitalidade, prejudicando o fluxo normal das energias espirituais sustentadoras, as quais, através dele, se condensam para abastecer o corpo físico.

Explicação espiritual para o cheiro de perfume do nada
De acordo com a doutrina espírita, podemos interpretar que sentir cheiro de perfume do nada como um sinal de que há espíritos desencarnados por perto.

Para religiões como o catolicismo e espiritismo, acredita-se que o fato de cheirar o cheiro de flores do nada se refere a uma experiência de mediunidade olfativa. Em outras palavras, a pessoa está conseguindo sentir um aroma que se faz presente no mundo espiritual, não mais físico.