O que significa sentença mantida recurso desprovido?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante.

No frigir dos ovos, desprover é o ato de dar uma decisão desfavorável de mérito em um recurso.

2 desabastecido, carente, carecido, privado, falto, falho, precisado. Sem recursos: 3 despreparado, desprevenido, desacautelado, despetrechado, desaparelhado, descalço.

A diferença fundamental entre a sentença e o acórdão é que a sentença é definida apenas por um julgador, enquanto o acórdão envolve vários julgadores para obtenção de um resultado final. Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que ele se encontra.

Após a decisão, pode haver interposição de recurso interno na forma de: agravo regimental, embargos de declaração, embargos infringentes ou embargos de divergência.

Depois da fase recursal, é dado trânsito em julgado. Isso significa que já não cabe mais interposição de recurso. Ou seja, não se mexe mais no processo. Assim, se passa para a fase de execução onde o juiz determina a sentença que a parte perdedora deve cumprir.

1) Desprovimento e improvimento são dois substantivos empregados com freqüência nos meios jurídicos e forenses para indicar uma decisão desfavorável de mérito em um recurso.

Trata-se de Agravo de Execução Penal interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO objetivando a reforma da decisão proferida pelo Juízo da Vara de Execuções Penais, que deferiu o livramento condicional ao agravado.

É medida imperativa o desprovimento do Agravo Interno quando não se fazem presentes, em suas razões, qualquer novo argumento que justifique a modificação da decisão agravada....

só uma perguntinha quantas vezes eu posso recorrer. no processo depende se o seu processo é. um processo que tá correndo no Pequenas Causas que agora a denominação correta é juizado especial cível você só pode recorrer.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

2 abundância, suficiência.

adjetivo Que tem carência; que precisa de alguma coisa; falto, necessitado: menino carecido de cuidados; sociedade carecida de bons valores. Etimologia (origem da palavra carecido). Particípio de carecer, do latim carescere, "ter falta de".