O que significa semítico na Bíblia?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A palavra "semítico" deriva de Sem, versão grega do nome hebraico Shem, um dos três filhos de Noé nas escrituras judaicas (Génesis 5:32); a forma nominativa que se refere a uma pessoa é semita. O adjectivo antissemítico ou antissemita é quase sempre usada como sinónimo de "antijudeu".

Acádios, assírios, hebreus e árabes são chamados de povos semitas porque eles utilizam línguas que provêm de uma língua ancestral comum, que tem origem na região da Mesopotâmia.

Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo.

As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas afro-asiáticas As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são o árabe, o maltês, o hebraico, o amárico, o aramaico e o tigrínia.

1. Relativo aos anti-semitas ou ao anti-semitismo . 2. Contrário aos semitas, em especial aos judeus.

O termo semita tem como principal conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais. A origem da palavra semita vem de uma expressão no Gênesis e referia-se a linhagem de descendentes de Sem, filho de Noé.

Os sumérios foram os povos mais antigos da região, que também abrigou amoritas, assírios e caldeus. Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque.

Abraão

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaismo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional. Por volta do século XVIII, a maioria dos judeus do mundo vivia na Europa Oriental, onde foram confinados a guetos e tinham pouca interação com as sociedades ao seu redor.

Os dois grandes grupos semitas remanescentes são o árabe e o hebreu. Os judeus, israelitas ou hebreus eram integrantes de tribos semitas nômades que percorriam a área de terras férteis da Mesopotâmia até o Egito, através da Síria e da Palestina.

Os judeus, por exemplo, ficam escandalizados com nossa prática de comer carne de porco. Na Índia, a culinária destaca-se pelo uso de grande variedade de temperos aromáticos e condimentos picantes. Dependendo da região do país, o clima é bem frio e os temperos ajudam a reter a temperatura do corpo.

Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

Foi o historiador alemão August Ludwig von Schloezer quem deu, em 1781, o nome SEMITAS aos hebreus, arameus, árabes e abissínios, cujas línguas são aparentadas entre si.

Já em relação à história filogenética, pode-se afirmar que há cerca de 40 famílias linguísticas. Consoante Rodrigues (2013:6), 'dez destas constam hoje de uma só língua, a qual, por ser única e não apresentar parentesco com as demais conhecidas, é também chamada de língua isolada. '

O aramaico surgiu na região do deserto da Síria. Chegou a ser língua franca -como é hoje o inglês- e passou a ser usada na Palestina como língua principal.

O Distintivo no Sistema dos Campos
Judeus encarcerados em campos foram marcados com dois triângulos amarelos sobrepostos formando uma estrela de Davi. Feitos de tecido, estes distintivos eram costurados nos uniformes usados pelos prisioneiros nos campos.

substantivo masculino Doutrina cujos preceitos são contrários ao ceticismo, à doutrina que afirma ser o espírito humano incapaz de alcançar a certeza sobre a verdade, sendo a dúvida uma constante. Etimologia (origem da palavra anticeticismo).

Seis milhões de judeus foram mortos - TV Senado.

Dessa forma, o termo judeus ficou conhecido. Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.