O que significa Segundo estrofe?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

É a existência de um verso em um texto que ajuda a defini-lo como poesia e não prosa. Eles dão ritmo, métrica e mesmo melodia à poesia. Por sua vez, as estrofes correspondem às seções dos textos poéticos que agrupam ao menos dois versos.

O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Estrofe. O conjunto de versos é chamado de estrofe, sendo que o número de versos pode variar em cada estrofe. Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em: Monóstico: estrofe de 1 verso.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Por sua vez, as estrofes correspondem às seções dos textos poéticos que agrupam ao menos dois versos. Uma estrofe pode ser simples, composta ou livre, dependendo da organização métrica dos versos presentes nela.

Verso: é cada linha de um poema. Estrofe: é cada um dos “bloquinhos” que compõem o poema. Assim, a estrofe é constituída de versos, que podem ou não rimarem entre si.

Na poesia, uma estrofe é uma unidade dentro de um poema, sendo formada por versos. Nas estrofes, os conjuntos de versos são ordenados de maneira a apresentar uma correspondência métrica com outras estrofes. Cada conjunto de versos, separados pelas linhas pontilhadas, é uma estrofe.

Verso Forma do Refrão
Este padrão curto mas doce é visto em todos os géneros musicais e consiste num coro repetido e dois ou mais versos variáveis.

O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos).

O verso corresponde a cada uma das linhas formam um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos com sentido completo. O verso é o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Versos livres (irregulares) são aqueles que não possuem o mesmo número de sílabas no poema, que não seguem uma restrição métrica.

A estrofe está diretamente ligado ao conjunto de versos em um texto, geralmente de cunho poético, enquanto o parágrafo se refere ao texto, ou seja, ele é o bloco que fragmenta as ideias do texto em camadas.

Quantos versos há no poema O relógio ? E quantas estrofes? 19 versos e duas estrofes.

Estrofe e Verso
1 verso: Monóstico. 2 versos: Dístico. 3 versos: Terceto. 4 versos: Quarteto ou Quadra.

Estrofe e Tipos de Estrofes
Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos. Quintilha: estrofe de 5 versos.

Alguns poemas de forma fixa muito utilizados pelos poetas são: Soneto: formado por 14 versos, sendo que dois deles são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois são tercetos (conjunto de três versos). Trova: formado por uma estrofe com quatro versos heptassílabos (com 7 sílabas poéticas).

Normalmente, os versos de uma mesma estrofe têm o mesmo número de sílabas. Mas aqui falamos de sílabas poéticas, que consideram a sonoridade das palavras. Há estrofes de duas, três, quatro, até dez versos cada uma. E, dependendo de como elas estão organizadas, os textos poéticos ganham classificações especiais.

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe. Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

Questão 3: "cantos" na segunda estrofe assume o sentido de cortejo, de fala, a maneira como se falava.