O que significa segundo a maiêutica socrática conhecer alguma coisa?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A maiêutica socrática normalmente é descrita como a arte de conduzir alguém a produzir o próprio conhecimento por meio de perguntas, sem que Sócrates acrescente nada a este conhecimento.

A maiêutica de Sócrates era composta por duas etapas: a primeira etapa consistia em fazer o indivíduo duvidar de seus conhecimentos e mostrando como suas crenças eram contraditórias, geralmente crenças essas fundamentadas em preconceitos relacionados a sociedade; a segunda etapa consista em levar esse indivíduo a ...

A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré- julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).

O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor.

O autoconhecimento e a tomada de consciência da própria ignorância são as bases do método socrático. Somente após abandonar os seus preconceitos que o sujeito está apto para buscar o conhecimento verdadeiro.

4) O método socrático é composto pela EXORTAÇÃO, INDAGAÇÃO, IRONIA e MAIÊUTICA.

Sócrates conseguia estimular as pessoas a encontrar o conhecimento verdadeiro mesmo argumentando tudo ignorar porque para o pensador, apenas a partir do reconhecimento de sua própria ignorância é possível se tornar um verdadeiro sábio e então se dedicar a busca da verdade.

O método socrático: A Maiêutica
O mestre, por meio das perguntas, conduz o aluno ao conhecimento por ele mesmo. Assim evitam-se também as contradições. Para cada resposta, novas perguntas podem ser feitas, assim aprimora-se o conhecimento. Maiêutica: Perguntas sucessivas para se chegar a uma definição ou conceito.

O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.

Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Ironia é uma figura de linguagem que pode ser assim classificada: oral, dramática ou de situação. Ela depende muito da enunciação para ser identificada.

Etimologicamente, maiêutica se originou a partir do termo grego maieutike, que significa "arte de partejar". Sócrates usou essa expressão em associação ao trabalho das parteiras — profissão de sua mãe — visto que, para o filósofo, seu método proporcionava o "parto intelectual" dos indivíduos.

Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo. Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si.