O que significa se vestir de pano de saco e cinza?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando uma pessoa era confrontada pelo seu pecado, rasgava-se suas roupas trocando por pano de saco. Colocava-se então, cinza sobre a cabeça, muitas vezes acompanhada de jejum e oração (Ester 4: 1-3; Neemias 9:1; Daniel 9:3; Isaías 58:5; Lucas 10:13). Saco e cinzas significam, portanto, uma posição de arrependimento.

Acabe usa veste de pano de saco e decide se humilhar a Deus.

1 Quando Mardoqueu soube de tudo o que tinha acontecido, rasgou as vestes, vestiu-se de pano de saco, cobriu-se de cinza, e saiu pela cidade, chorando amargamente em alta voz.

O que significa a Cor Cinza:
A cor cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção. Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar.

Vestir-se com pano de saco e sentar-se nas cinzas é uma das expressões que acompanham diversas passagens proféticas do Antigo Testamento. Trata-se de um apelo de conversão profunda que desafia o coração humano – lugar mais recôndito da pessoa – a se abrir a radicais mudanças.

A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.

Relação do Carnaval com o cristianismo
Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã. Todas essas celebrações pagãs, com muitas festas, bebedeiras e outros tipos de prazeres, eram condenadas pela Igreja.

Resíduo de um corpo queimado. 2. [Figurado] Restos mortais.

Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.

Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade. Arão ouve o alvoroço provocado pelas orações e fica impactado com a quantidade de pessoas louvando.

No calendário cristão, esse é um dia de preceito? A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada uma data em que a participação do cristão na Missa é considerada obrigatória, embora seja muito recomendável pois introduz o espírito do fiel ao período reflexivo que se inicia.

8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

A Bíblia fala da estola sacerdotal no Antigo Testamento. As vestes do sumo sacerdote eram feitas de linho simples (1 Samuel 2:18; 2 Samuel 6:14), como o eram as vestes de todos os sacerdotes. A estola, porém, era feita de "ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido" (Êxodo 28:6).

Eclesiastes 9:8 ARC
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

"O cinza tem energia de estagnação, uma vibração até um pouco depressiva, pois lembra o fim de um ciclo, o fim do dia, aquele momento em que nem se pode aproveitar a noite ainda", aponta Brendan Orin, tarólogo do portal Astrocentro.

Cinza: Transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição. É associada à cor das metrópoles. Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Rosa: Cor que sugere feminilidade e afeição.

Quem gosta de ser discreto geralmente usar roupas cinzas. O cinza é neutro, não é claro nem escuro e combina com muita coisa.

O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

Nesse sentido, era como se na quarta-feira posterior ao Carnaval, se “queimasse” tudo o que foi vivido de mundano, iniciando nessa quarta uma fase de purificação, conhecida como Quaresma: os 40 dias entre o fim do Carnaval e a Sexta-feira Santa.

A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.